Vinagre no cabelo: prós e contras dessa prática caseira

O ingrediente confere brilho capilar no ato, mas tem aroma bastante característico e fórmula ácida que pode causar irritação. Vale encarar?

Por Camila Neves (colaboradora) Atualizado em 9 jan 2018, 19h09 - Publicado em 8 dez 2017, 16h42

Popular desde o tempo das nossas avós e queridinho entre meninas que preferem cuidar do cabelo no conforto do lar, o vinagre tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e antibactericidas que ajudam a controlar a oleosidade do couro cabeludo e a reduzir a caspa. Já seu pH mais baixo, em torno de 2,5, ajuda — e muito! — a selar a cutícula dos fios, dando aquele brilho imediato e aspecto saudável que tanto buscamos.

Leia mais: Transição capilar: 5 dicas práticas de quem passou pelo processo

Mas pergunta que não quer calar: com tanta opção no mercado, vale mesmo a pena cuidar dos fios com vinagre? “Atualmente há produtos disponíveis que fazem o mesmo efeito que truques caseiros, com a diferença de que os ativos são realmente desenvolvidos pensando no problema capilar. O uso do vinagre pode ser bacana em um dia de spa com as amigas, para diversão”, sugere Carla Vidal, dermatologista de São Paulo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Caso queira se jogar na brincadeira, opte por vinagre de maçã, rico em ácido málico e outras enzimas e bactérias benéficas para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Mas saiba que todo o cuidado é pouco no momento da aplicação. “Por ser bastante ácido, o ingrediente pode causar dermatite de contato em quem tem sensibilidade”, alerta o dermatologista Amilton Macedo, também de São Paulo. Por isso, o recomendado é diluir o produto em água (de preferência fria) sempre.

Leia mais: 5 conselhos sobre cabelo que você sempre ouviu, mas pode ignorar

Outra dica esperta: misture o vinagre a um leave-in, perfume próprio para cabelo ou até a gotas de óleo essencial de lavanda para amenizar o cheiro forte (que é insuportável para algumas pessoas).

 

Continua após a publicidade
Publicidade