Continua após publicidade

Vitamina B12: como esse nutriente pode benefícios e riscos para a sua pele

Uso e consumo excessivo ou suplementação inadequada podem sim provocar acne, mas isso não quer dizer que devemos cortar o nutriente da dieta

Por Giovana Santos
Atualizado em 11 nov 2024, 11h35 - Publicado em 8 nov 2024, 20h00
vitamina-b12
Suplementos alimentares em excesso podem ser prejudiciais à saúde | (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

A vitamina B12 é um daqueles nutrientes essenciais para uma série de funções do corpo, como o combate da anemia e a melhora do sistema nervoso e do funcionamento da memória. Mas o que nem todo mundo sabe é que ela também pode trazer inúmeros benefícios para a nossa pele, como o fortalecimento de unhas e cabelos. Mas, além disso, será que a vitamina B12 dá espinha?

Benefícios da vitamina B12 para a pele

Em 2009, na pesquisa “Evaluation of topical vitamin B(12) for the treatment of childhood eczema” (Avaliação da vitamina B12 tópica para o tratamento do eczema infantil), já havia sido concluído que seu uso era uma excelente opção de tratamento para dermatite atópica. Os efeitos foram visíveis com apenas duas semanas de testes no tratamento de eczema.

Já outra pesquisa apontou os benefícios do uso tópico da vitamina B12 para lidar com sintomas do couro cabeludo seco, que pode levar à irritação na região e até mesmo ao surgimento de outros problemas capilares.

Continua após a publicidade

Os estudos destacaram que, aqueles que usaram um composto de vitamina B12, com extratos probióticos, mel e cúrcuma, de 2 a 3 vezes por semana, tiveram uma redução significativa da coceira, do ressecamento, da irritabilidade e da descamação no couro cabeludo.

E, com tantos estudos sobre os benefícios da vitamina B12 para uso tópico, deu-se a descoberta de seu uso para dermocosméticos, realidade já existente no mercado brasileiro. Segundo as investigações, a aplicação da vitamina na cútis é importante para:

Tratamento e proteção da barreira cutânea contra danos causados por condições inflamatórias (coceira, vermelhidão, pele rachada, etc);

Continua após a publicidade
  • Alívio de sensibilidade na pele;
  • Recuperação e regeneração celular;
  • Regulação da produção de pigmentos (prevenção de manchas escuras, principalmente, em decorrência de processos inflamatórios da pele);
  • Hidratação, viço e maciez;
  • Ação calmante.

Mas, afinal, vitamina B12 dá espinha? 

Em casos específicos, o nutriente até pode favorecer o aparecimento da acne. Mas isso normalmente acontece em pessoas mais propensas ao problema, bem como aquelas que suplementam a vitamina em excesso, normalmente sem contar com a ajuda de um profissional de saúde.

Ou seja, caso surjam espinhas após o uso da B12 (seja por meio de comprimidos ou mesmo em cosméticos), converse com o seu médico. A saída pode envolver alterar a dosagem do medicamento ou trocar o produto utilizado. Mas nada de parar de consumir alimentos ricos na vitamina por conta própria, viu?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.