Você já olhou seu couro cabeludo beeem de perto?

Mesa de alquimia, do Laces and Hair, de Cris Dios, permite avaliar a saúde do cabelo e tratá-lo de forma natural e personalizada

Por helenagalante Atualizado em 20 out 2021, 10h48 - Publicado em 16 nov 2021, 10h46

Desde que conversei com a cosmetóloga Cris Dios para um episódio do podcast Jornada da Calma, entendi que autocuidado vai muito além da estética: tem a ver com a nossa saúde e capacidade de auto observação. Nas unidades do seu hairspa Laces and Hair, fundado em 1987, as profissionais são treinadas para avaliar a saúde dos cabelos e oferecer tratamentos naturais que gradualmente melhoram a textura dos fios. Nem sempre, porém, nós temos a mesma visão sobre os nossos cabelos – por isso tendemos a abandonar rapidamente os cuidados sugeridos pelo salão, não é?

Tratamento personalizado: objetivo é resolver os problemas de couro cabeludo e fios de maneira natural
Tratamento personalizado: objetivo é resolver os problemas de couro cabeludo e fios de maneira natural Divulgação/Divulgação

Um dos mais recentes tratamentos do Laces and Hair dá um incentivo extra para quem precisa de estímulo para se cuidar mais. Trata-se da Mesa de Alquimia, um tratamento vegano e personalizado que alia os melhores ativos da natureza e biotecnologia para resolver questões como perda de densidade e queda de cabelos, por exemplo.

Mesa de alquimia: uma das etapas é a argila
Mesa de alquimia: uma das etapas é a argila Divulgação/Divulgação

Depois de uma conversa sobre a fase de vida em que a pessoa está (gravidez, menopausa, cirurgia e uso de medicamentos são alguns dos fatores que têm grande impacto na nossa saúde), a primeira etapa é da análise com tricoscopia. Com uma câmera, o exame dá um zoom potente da imagem do couro cabeludo e nos mostra como estão os folículos. É uma forma da cliente compartilhar a visão da profissional e entender porque determinado cuidado é necessário.

Continua após a publicidade

No meu caso, descobri que não havia nenhuma inflamação, um dos motivos mais recorrentes da queda capilar. Nos fios mais perto da nuca, porém, havia acúmulo de produtos (desde então, nunca deixei de seguir a recomendação de diluir o shampoo no banho para depois enxaguar bem). Depois da avaliação e do preenchimento de uma ficha com o diagnóstico, a alquimia começa.  Na mesa estão os ativos que podem ser combinados de diferentes maneiras para atender às demandas particulares de cada um.

Mesa de alquimia: primeiro passo é a avaliação do couro cabeludo
Mesa de alquimia: onde a mágica acontece Divulgação/Divulgação

Há duas bases de cremes para os fios: uma para os mais finos e outra para os mais grossos. No caso de fios médios, é possível fazer uma combinação meio a meio. Os blends para o couro cabeludo são o detox e o balancing. As ampolas para os fios são de reconstrução, nutrição ou hidratação, somadas aos óleos vegetais.

Os meus fios cacheados ganharam uma massagem com pentes de diferentes larguras e também um blend de argilas (bem refrescante) no couro cabeludo que ajuda a repor os elementos essenciais e reter a umidade depois da vasodilatação local provocada pelos ativos. Para finalizar, a lavagem com shampoo e condicionador adequado para o tipo de cabelo e funcionalidade da linha própria e um banho de água mineral gelada.

Testamos: a editora-chefe Helena Galante passou pela avaliação e tratamento dos fios
Testamos: a editora-chefe Helena Galante passou pela avaliação e tratamento dos fios Arquivo pessoal/BOA FORMA

O tratamento da Mesa de Alquimia custa a partir de R$ 672,00. Para resultados constantes, a sugestão é programar o cronograma de tratamento a cada dois ou três meses.

  • Laces and Hair Jardins
  • Rua da Consolação, 3149 – Jardins
  • (11) 3062-8881
Continua após a publicidade

Publicidade