Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais hábitos ajudam a controlar a asma?

Por Amanda Panteri
6 jun 2021, 19h00

Chiado, tosse seca, falta de ar e sensação de pressão no peito: esses são alguns dos sintomas mais comuns da asma, doença que interfere diretamente na qualidade de vida de quem tem. 

Além do uso da medicação correta, indicada pelo pneumologista e o acompanhamento adequado, o paciente asmático também pode adotar uma série de medidas preventivas que ajudam a manter o quadro bem controlado e evitar crises. Confira as cinco principais:

1 – Controle do peso

Diversos estudos demonstram que indivíduos obesos ou com sobrepeso e que tinham asma sentiram uma grande melhora do quadro ao reduzir o peso corporal. “Ainda não se sabe exatamente qual a relação entre os dois fatores, mas tudo indica que a predisposição do estreitamento dos brônquios em indivíduos obesos pode ser a chave. Além disso, a inflamação do tecido adiposo pode aumentar a resposta inflamatória nas vias aéreas, estimulando o surgimento de crises de asma.”

2 – Cuidado com o mofo

O mofo pode desencadear sérias crises de asma até mesmo em quem tem a doença controlada. Portanto, é preciso todo o cuidado e prevenção para evitar o aparecimento do problema. “É crucial manter a correta higiene e ventilação dos ambientes da casa. Além disso, é preciso deixar armários e guarda-roupas abertos, que também podem acumular mofo. Caso o mofo já tenha se instalado, a remoção deve ser realizada com o uso de produtos específicos para este fim, que eliminam os fungos com segurança”, explica a engenheira química Fernanda Checchinato, CEO da Aya Tech (@protec_microbac).

3 – Intensidade dos exercícios físicos

As práticas físicas são excelentes para manter o corpo saudável e os pulmões em dia. Contudo, os treinos realizados por pessoas que não têm o quadro controlado podem causar crises de asma. Isso ocorre por conta da desidratação das vias aéreas e do aumento do fluxo de ar, e pode piorar em dias frios por causa da variação de temperatura. 

Continua após a publicidade

Para diminuir o impacto, é preciso se hidratar bem e exercitar-se prestando atenção às respostas do corpo. O uso de broncodilatadores antes das atividades pode ser recomendado, mas isso vai depender diretamente do quadro individual de cada paciente. 

4 – Xô, cigarro!

Cigarro e asma definitivamente não combinam. A fumaça do cigarro é muito prejudicial aos asmáticos, até mesmo se o doente não for fumante. Ela pode agravar seriamente os sintomas e aumentar a inflamação dos brônquios, tornando mais difícil o controle da doença. Além disso, a pessoa asmática tabagista tende a perder progressivamente a função pulmonar, e conta com risco maior de mortalidade. 

5 – Tudo sempre limpo 

Poeira, ácaros, pelo de animais: esses elementos podem desencadear crises alérgicas que pioram o quadro de asma. Portanto, mantenha o ambiente sempre limpo, livre de pó. 

Aspire sofás e tapetes diariamente, lave as cortinas com frequência e troque a roupa de cama ao menos duas vezes por semana.

Publicidade