Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Infecções virais podem fazer meu cabelo cair?

Por Larissa Serpa
22 set 2021, 13h48

Sim, recentemente percebemos que os pacientes infectados pelo vírus que causa a doença Covid-19 podem sofrer com queda capilar algum tempo após a cura dos sintomas. Essa manifestação é semelhante à queda capilar provocada por outras infecções, como zica, chikungunya e até a dengue, mas a queda observada na COVID-19 costuma ocorrer mais precocemente e é mais acentuada.

O vírus provoca algumas alterações provocadas pela infecção no organismo, com resposta inflamatória e isso altera o ciclo de crescimento do cabelo. Acredita-se que ele acelera o eflúvio telogeno, que é a passagem abrupta dos fios que estão na fase de crescimento para a fase de queda. Acredita-se ainda que o estresse psicológico e até alguns medicamentos usados no tratamento podem influenciar. Isso provoca uma espécie de “colapso” no nosso organismo.

A queda é observada na cabeça toda, mas ela pode exacerbar quadros pré-existentes. Por exemplo, se já existe uma alopecia androgenética, que é a calvície, esse quadro será mais acentuado e mais difícil de recuperar.

Não foi observada uma diferença entre os sexos feminino e masculino, porém, em geral, as mulheres vão perceber mais a queda e demorar mais para perceber a recuperação por causa do tamanho dos fios. Os fios novos que vão crescer demoram para alcançar o cumprimento dos outros. A queda é autolimitada e pode demorar cerca de 3 a 6 meses para recuperar os fios.

Continua após a publicidade
RESPONDIDO POR:

DRA. PATRÍCIA MAFRA: Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD). https://patriciamafra.com.br/

.

Publicidade