Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como cuidar da pele no outono?

Por Amanda Panteri
26 Maio 2021, 10h00

É só as temperaturas caírem que a nossa pele já resseca. Algumas até racham!  “O clima mais seco pode influenciar, e muito, na textura da pele. Exposição ao vento, ao frio e às mudanças na umidade do ar tornam a cútis mais desidratada e sensível, com a textura áspera e craquelada”, comenta a dermatologista Thatiana Hadlich Blumenberg (@thbdermatologia).

Alguns hábitos também podem influenciar na hidratação da pele e do couro cabeludo. “Banhos muito quentes e demorados não são aconselhados, já que a alta temperatura da água retira a oleosidade natural do corpo, e o deixa propenso a desenvolver dermatites e inflamações, como a famosa caspa”, diz.

Para quem quer manter a hidratação em dia no outono, Thatiana dá dicas a seguir. Confira:

Existe algum sabonete facial mais indicado para o outono?

“Com as temperaturas mais amenas, a pele tende a produzir menos oleosidade, mas não deixará de ser oleosa. Opte por um ativo mais suave ao invés do tradicional ácido salicílico, presente em muitos sabonetes para pele oleosa. Ou evite usá-lo em todas as lavagens.

Você pode manter, por exemplo, este sabonete tradicional na lavagem da manhã e à noite, optar por usar uma formulação mais delicada, menos abrasiva, com ativos como glicerina, ácido glicólico e nicotinamida.”

Continua após a publicidade

É indicado aplicar um hidratante facial quantas vezes ao dia?

“Com o tempo seco do outono, mas ainda com boa incidência de sol, a hidratação torna-se mais importante. O hidratante facial do verão deve ser alterado por um mais intenso. Se você preferir formulações mais leves, menos espessas, o ideal é aplicar duas vezes ao dia.

Os hidratantes repõem a água e não aumentam a oleosidade da pele, como ouvimos por aí. Portanto, peles oleosas precisam de hidratação, sim.”

Quais componentes o hidratante de outono deve conter?

“Uma pele hidratada é sinônimo de saúde, uma vez que o equilíbrio de água é fundamental para manter o bom funcionamento de todas as células, em todas as camadas. Substâncias como niacinamida, ácido hialurônico, ceramidas, ômegas, manteiga de Karité e vitamina E são alguns dos ativos presentes em formulações hidratantes.”

Se a cútis apresentar possíveis descamações e coceiras, o que devo fazer?

“Nesse caso, o indicado é beber a quantidade de água diária recomendada, cerca de 3 litros, evitar banhos com água muito quente, usar sabonete neutro ou glicerinado e hidratar a cútis com cremes adequados à ela, inclusive as oleosas.”

Publicidade