Imagem Blog

Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
Continua após publicidade

Como criar uma boa relação entre o pessoal e o profissional

Por Bianca Vilela
28 jun 2021, 09h00

Gerir o tempo é uma missão que poucos conseguem executar com maestria, não é verdade? Ainda mais no momento em que vivemos… Isso porque, na maior parte dos casos, o acúmulo de funções e a constante distração nos tira o foco e a atenção de algo que poderia ser feito em menos tempo.

Dados do IBGE apontam que a maioria dos brasileiros trabalha, em média, de 40 a 44 horas semanais. Bom, se o ideal é dormir 08 horas por dia e se trabalhamos por outras 08, nos sobra exatamente 1/3 do dia para cuidar de nossa vida pessoal. É isso mesmo? Apesar de lidarmos com isso todos os dias, sabemos o quão difícil é conciliar nosso tempo entre a vida pessoal e profissional. A primeira coisa a se fazer é repensar toda sua rotina: onde você anda gastando tempo demais e onde anda deixando a desejar!

Para mim, a gestão do tempo pode ser feita utilizando uma regrinha. “Gosto muito do método Get Things Done, de David Allen. São cinco etapas que consistem em:

  • Coletar: escreva suas tarefas num papel
  • Processar: olhar para a coleta e analisar e se perguntar: esse item é algo que consigo realizar em dois minutos?
  • Organizar: processar as tarefas em uma hierarquia, para saber qual é a tarefa que eu realizo primeiro e assim por diante.
  • Rever: de tempos em tempos, revise suas tarefas: Qual é o próximo passo para a tarefa? Eu realmente preciso finalizá-la esta semana?
  • Fazer: é a parte mais importante de todas, é colocar a mão na massa!!

É importante também eliminar as distrações, que podem ser um grande vilão na sua rotina. Celular e Whatsapp, por exemplo, devem sim serem utilizados, porém seguindo o bom senso. Estabeleça um tempo limite por dia para o uso de redes sociais e whatsapp. Troque aos poucos esse tempo por outras tarefas que precisam ser feitas. Evite procrastinar!

Continua após a publicidade

E claro, não descuide de sua saúde e muito menos do seu corpo. A máquina precisa estar funcionando perfeitamente para que você seja capaz de fazer tudo isso. Então faça escolhas saudáveis, seja na hora de se alimentar, ou ao praticar um exercício físico. Procure dormir o tempo recomendado e valorize seus momentos de lazer.

E saiba, você não está sozinho. Estamos juntos nesta jornada, tentando otimizar o tempo para conquistarmos uma vida mais leve e equilibrada.

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma, fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

Publicidade