mindfulness Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Como o Mindfulness ajuda na hora do sexo

Praticar atenção plena ajuda até mesmo na hora H

Por Luiza Bittencourt Atualizado em 30 set 2021, 12h36 - Publicado em 26 out 2021, 09h00

Mindfulness pode ajudar na hora do sexo? Com certeza! Praticar Mindfulness (atenção plena) pode ajudar todas as esferas da sua vida, inclusive melhorar as suas relações sexuais.

Muitas vezes, a nossa mente vai longe e isso não acontece só em momentos desagradáveis. Nos falta presença na maior parte das atividades do dia… estamos pensando no passado ou no futuro e não vivendo o aqui e agora. Mesmo que seja algo que gostamos! Loucura, né? Nem sempre estamos presentes quando conversamos com nossos amigos, quando estamos curtindo uma praia, quando comemos, quando assistimos uma série que gostamos… e isso suga a nossa alegria, a nossa sensação de bem-estar.

Quem nunca se distraiu durante o sexo? Podem vir os mais diferentes tipos de pensamentos e julgamentos…. “será que elx tá achando meu corpo bonito?”, “tenho que encolher a barriga”, “será que elx ta gostando disso?”, “esse ângulo não é bom, não quero que elx veja minhas celulites”, “o que eu faço agora?”, “amanhã não posso esquecer de passar na farmácia”, “hmmm… tô ficando com fome”, “ih, esqueci as roupas na máquina!”, “não posso deixar de responder aquele e-mail hoje..” e por aí vai.

Quando vivemos de forma mindful (mais presentes), percebemos que o sexo e a troca ficam mais prazerosas. O sexo se torna mais intenso e profundo, tanto no aspecto físico quanto na conexão com o outro.
A mente divaga (é normal), mas divaga menos. Assim, conseguimos aproveitar mais o momento. Curtimos mais cada gesto, sensação, atitude, textura… e isso quebra o sexo mecânico. Ninguém merece sexo no piloto automático, certo?

A prática de Mindfulness traz muito benefícios: melhora a autoestima, nos libera de neuras, reduz estresse/ansiedade, faz com que lidemos melhor com nossos sentimentos, nossas emoções e nossos pensamentos e melhora o foco. Você vai se sentir melhor consigo mesma e, consequentemente, com os outros.

Dica: quando se distrair durante o sexo, relaxe o corpo e traga a atenção de volta para a sua respiração. Ela alinha corpo e mente, traz a atenção para o momento presente.

Bom sexo mindful para vocês!

Continua após a publicidade

Publicidade