Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

10 passos para você conseguir manter uma rotina saudável

Decidir por aquilo que nos faz bem é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Mas como manter esses hábitos?

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 2 jul 2021, 15h29 - Publicado em 3 jul 2021, 09h00

Você já tentou implementar novos hábitos e levar uma rotina saudável, mas se perdeu no meio do caminho ou teve muita dificuldade em conseguir levar a diante? O texto de hoje é exatamente sobre isso!

No Sábado passado, escrevi sobre fazer escolhas mais saudáveis e hoje o foco é em como mantê-las! Afinal, o segredo do sucesso é a constância e a determinação! Então continue lendo que quero muito te ajudar para que você saia daqui motivado a ter uma rotina ainda melhor!

Vou segmentar em alguns passos, para conseguirmos compreender e aplicar as dicas com mais facilidade no dia a dia:

1- Pare e pense quem você quer ser no futuro (reflita e anote as características que quer ter, como você planeja estar a sua vida, que hábitos você quer já ter adquirido…)

 

2- Agora perceba o que você precisa fazer no seu dia a dia para ser essa melhor versão futura (ex: eu me imagino sendo uma pessoa muito mais serena no futuro, então, para isso, preciso começar hoje mesmo a implementar essa serenidade no meu dia a dia e, portanto, comecei a meditar diariamente. Ou um outro exemplo: no futuro me imagino sendo poliglota, então, preciso começar a aprender novos idiomas agora mesmo, para conseguir atingir esse sonho. Por isso, já faço aulas de espanhol, 2 vezes na semana)

3- Reflita sobre a motivação por trás dessa vontade, para que seja genuína e não uma obrigação que veio de uma terceira pessoa (se você começa a fazer algo pois uma outra pessoa disse que seria bom, a chance de você desistir é elevada, pois não é uma vontade sua de fato. E, mesmo sendo sua, tente escrever um post-it com no mínimo 5 objetivos por trás dessa meta, que tenha sentido para você e deixe bem visível, dessa forma, todos os dias, você pode se inspirar e buscar ser melhor)

4- Escolha um hábito para implementar por vez e, aos poucos, coloque os outros ( o melhor é que esse hábito seja bem fácil, de rápida execução e que te dê prazer, assim a chance de conseguir mantê-lo, é mais alta. E a razão de ser um por vez é simples, mudanças estruturais começam aos poucos! Se buscamos mudar tudo drasticamente, acaba ficando muito mais desafiador)

5- Encontre um horário e já deixe anotado na agenda (isso diminui as chances de você esquecer de fazê-lo e também consegue se preparar! Ex: se seu hábito for se alimentar de forma mais saudável e for cozinhar, precisa colocar na agenda um momento para ir ao mercado e para ter tempo de cozinhar)

 

6- Tente, por 21 dias seguidos, fazê-lo, sem desculpas (se faltar alguns, comece de novo e bola pra frente. Está tudo bem falhar, faz parte, somos humanos! Mas tente não pensar “já chutei o balde mesmo”, por favor, continue!!!! Você está fazendo isso por si mesmo!)

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7- Perceba como você está se sentindo em relação a suas mudanças (se elogie! Reconheça o seu esforço, se parabenize mais do que você se cobra e lembre-se que nada é mágico e ocorre da noite para o dia! Ex: se você quer treinar seu corpo, provavelmente virá mudanças físicas depois de algum tempo e não no dia seguinte!)

8- Implemente mais um novo hábito! (se é do seu desejo fazer mais mudanças e levar uma vida mais saudável de forma geral, agora é a hora de começar novamente!)

9- Continue com os que fazem sentido e, se precisar mudar, sinta-se à vontade, afinal, é para ser algo voltado a sua melhor versão do futuro! (muitas vezes a nossa vida dá uma grande guinada e tem coisas que não têm mais a importância que tinham antes. Então também é muito sábio discernir quando é a hora de parar!)

10- Lembre-se durante todo o processo que ninguém nasce sabendo, e que está tudo bem ser iniciante! A vida é feita de descobertas e somos todos, eternos aprendizes! (se não, fica muito difícil apreciar a sua trajetória, quando observa o colega que, por exemplo, já corre uma maratona, enquanto você quer aprender a correr agora!)

 

Mãos na massa!!! Quero ver você seguindo esses passos e depois espero que possa me contar como está sendo a sua jornada!

E ah, caso você não tenha ideia de que hábito começar implementando, te darei alguns exemplos: meditar, ler, se alimentar bem, praticar atividade física, caminhar, apreciar a paisagem da janela, escrever em um diário, ligar para amigos, fazer pausas conscientes, estudar, orar, cozinhar,  contemplar a natureza, pintar, tomar sol, realizar atividades de autocuidado, bordar, aprender um novo idioma, tocar algum instrumento musical, tomar mais água, brincar com o cachorro… e por aí vai!!!

Nos vemos no próximo Sábado! Por aqui, a jornada da semana continua com meditação, escrita no diário, pausas conscientes, estudar um novo idioma e tomar mais água! 

                                                             

 

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

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