Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Estabilidade emocional: é possível?

Por Priscila Conte Vieira
22 Maio 2021, 09h00

Nos dias de hoje, algo que pode estar deixando a desejar é esse equilíbrio emocional que está indo muito além de uma estabilidade, não é mesmo? Por isso, o texto de hoje é muito especial pois trará ferramentas práticas para você fazer grandes mudanças na sua vida!

Esse é o último conteúdo sobre o SPIRE, o modelo de bem-estar integral do Wholebeing Institute. Nas semanas anteriores, falamos a respeito das dimensões: espiritual, física, intelectual, relacional e hoje, falaremos sobre a emocional!

Mas afinal, o que é compreendido como emocional? É sobre aceitar todas as emoções tais quais elas são e buscar mais resiliência e positividade no dia a dia! Então calma, não estamos falando de uma pessoa que saiba controlar todas as emoções, mas que se permite senti-las e busca viver uma vida mais leve! 

Hoje teremos a presença de um convidado extremamente especial! Henrique Bueno, o CEO e Fundador do Wholebeing Institute Brasil, referência brasileira em Psicologia Positiva e especialista em felicidade, também conhecido como uma pessoa extremamente amorosa e acolhedora, meu professor e grande inspiração! 

Para Henrique, a dimensão emocional do SPIRE é a que regula todas as demais. Durante sua vida, por muitos anos se sentiu um peixe fora d’água, não se sentia pertencente ao lugar onde trabalhava, era muito ansioso, preocupado, se comparava e enxergava diversos defeitos em si e nos outros. Ele não gostava de ser assim, mas não sabia como viver uma vida diferente. (E você, se sente assim também?)

Até então, ele evitava sentir! Evitava olhar para os seus sentimentos, afinal sabia que tinham muitas coisas ali que o incomodavam e até mesmo sentia raiva de si mesmo por achar que era o errado. Largou o mundo executivo, mas, sem realizar outras mudanças de vida, continuou se sentindo da mesma forma. Até que algo grandioso o fez mudar!

Continua após a publicidade

Foi através da Psicologia Positiva e de uma conversa com Tal Ben-Shahar que sua vida tomou outro rumo! Henrique começou colocar em prática dois grandes ensinamentos de Tal:

  1. Se permitir ser humano (se acolhendo e não se cobrando como uma máquina, fazendo com que pudesse acolher os outros também)
  2. Buscando viver uma vida com mais positividade e gratidão

Parece muito simples, não é? Porém, quando levado a sério, essas duas coisas trazem mudanças significativas para nossas vidas! E, segundo ele, “Foi libertador interiorizar que sou humano e poder sentir que posso construir uma capacidade de escolha de ação, sem reações automáticas”. 

Outras técnicas que Henrique implementou em sua vida, foram:

  • Escrever um diário de emoções
  • Tirar foto de algo belo, todos os dias
  • Cuidar primeiro de si, para poder cuidar dos outros ao seu redor
  • Buscar olhar para uma perspectiva mais positiva da vida
  • Aceitar seus próprios limites
  • Recontar a sua história de forma positiva
  • Ser menos julgador consigo e com os outros
  • Colocar em prática os 4 P’s para os sentimentos “negativos”: pausar (respirando 3x profundamente, perceber o que está sentindo e em qual lugar do seu corpo isso está), se permitir ser humano (dizer para si que está tudo bem), perspectiva (pensar se já se sentiu dessa forma antes, como isso passou, quanto tempo demorou e o que isso significa em sua vida, daqui a 5 anos), plano (planejar como vai lidar com essa situação)

Hoje em dia, Henrique consegue manter todas essas práticas de forma automática e intuitiva, mas para isso, demandou constância e muito tempo escrevendo e se aperfeiçoando nas técnicas. “Nos tornamos bons naquilo que praticamos! Pode parecer bobo, mas tudo isso funciona”, diz ele. Com o tempo, tudo fica mais fácil e mais leve, basta tentar!

Agora é com você! Que tal colocar todas essas práticas em ação e poder viver um emocional mais estável, apenas pelo fato de se aceitar, se acolher, buscar a positividade e a resiliência em sua vida?!

Continua após a publicidade

Por aqui eu já estou colocando em ação absolutamente todas essas práticas e te digo, funcionam mesmo!!!! Vem conosco nessa jornada! Vem ser mais feliz, você também!

_________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade