Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Como cuidar da saúde física e mental

Por Priscila Conte Vieira
1 Maio 2021, 09h00

Acredito que agora, mais do que nunca, nós percebemos que se não cuidarmos de nós mesmos, não conseguiremos fazer nada, não é mesmo? Tanto a saúde física quanto a mental são extremamente importantes para que tudo flua em nossas vidas e é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.

Essa é uma série de textos sobre o modelo SPIRE de bem-estar integral, do Wholebeing Institute. Abordei o “S” de espiritual no texto da semana passada, que você pode conferir aqui, e hoje, será sobre o físico e nas próximas semanas falaremos sobre o intelectual, relacional e emocional.

A letra P do SPIRE, trata do físico (physical) e diz respeito aos cuidados do corpo e da conexão corpo e mente, afinal, a definição de saúde da OMS é um estado de bem-estar físico, mental e social e não a ausência de enfermidades, como estamos acostumados a definir. E dois desses tópicos, fazem parte da dimensão que estamos trabalhando hoje!

Diversas pessoas percebem que o cuidado com o corpo é uma das formas de conseguir equilibrar as outras dimensões citadas acima. Por isso, hoje temos a participação do Matheus Krauze, que identificou o físico como uma forma de conseguir elevar os outros pontos. É a dimensão mais importante de sua vida: se não se sente bem consigo mesmo, os outros aspectos começam a cair em conjunto.

Desde muito cedo, Matheus foi praticante de diversas atividades físicas, algumas em níveis de competição, mas a grande maioria apenas como hobbie. Mas foi quando descobriu a musculação aos 16 anos, que tudo mudou. Os treinos passaram a ser os momentos essenciais na sua rotina, no início, a frequência era maior, de 6 a 7 treinos por semana, entretanto, com as descobertas, foi aprendendo que descansar também faz parte e que é extremamente importante para o desenvolvimento.

“Os treinos funcionam como o meu momento de conexão comigo mesmo, de 1h a 1h30, de puro mindfulness, sem conversas, sem tocar no celular, apenas conexão corpo e mente, coisa que a musculação demanda muito”, diz ele.

Continua após a publicidade

Com o passar do tempo, descobriu técnicas simples para melhorar a sua saúde e consequentemente o seu desempenho, através da alimentação saudável, boas noites de sono e ingerir bastante água. Essas foram as principais e que mostraram bons resultados, que fazem parte da sua rotina até hoje. 

Matheus percebe que quando os treinos estão em dia, o trabalho, os momentos de estudos e de lazer também estão fluindo e faz com que se sinta muito melhor. Para ele, a musculação vai além do treino físico, sendo o que o auxilia a manter a conexão corpo e mente.

Então agora chegou a sua vez de refletir sobre como anda o seu lado físico! Afinal, você não precisa, assim como o Matheus Krauze, ter uma rotina de musculação! Mas apenas encontrar algo que faça bem para si mesmo!

Para você, qual esporte ou atividade traz esse sentimento de conexão?

  • Que tal testar uma rotina, com essas atividades como prioridades no seu dia?
  • Que tal implementar alguns pequenos hábitos que trazem resultados incríveis?”

Buscar trabalhar o corpo vai muito além de queimar calorias e ter o corpo dos sonhos! É sobre fazer uma atividade que te divirta, te entretenha, te faça bem e, em conjunto, te auxilie a mexer o corpo e a exercitá-lo, para que você possa se manter ativo e manter o corpo (e mente) saudável. 

Continua após a publicidade

Tente organizar a sua semana colocando horários específicos para os seus treinos e outras atividades, além da meditação, e, somente depois, coloque suas atividades de trabalho e estudos. Assim você garante que não deixará a sua saúde para lá e a colocará em primeiro lugar!!

Vamos juntos nessa jornada! Nos vemos sábado que vem, para falar sobre o nosso lado intelectual! Até mais!!

_________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade