Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Desenvolver a inteligência além do papel

3 passos importantes para quem escolhe o caminho intelectual como porta de entrada para encontrar a felicidade

Por Priscila Conte Vieira 8 Maio 2021, 12h14

Você sempre teve vontade de ler mais, de falar outros idiomas, de tocar algum instrumento musical, de conhecer outros lugares, de explorar o mundo ao seu redor, de buscar saber o por quê das coisas e em se questionar sobre elas? Hoje, dando seguimento nos nossos textos sobre o modelo SPIRE de bem-estar integral, do Wholebeing Institute, vou contar um pouquinho mais sobre a dimensão “I”, intelectual.

SPIRE, é o acróstico de espiritual, físico, intelectual, relacional e emocional. Você pode conferir aqui os textos sobre as duas primeiras dimensões, a espiritual e a física.

O que te vem à cabeça quando digo a palavra intelectual? Uma mistura de leituras e estudos, ou um conhecimento que vai muito além do papel? Para o Wholebeing Institute, o “I” está correlacionado aos nossos aprendizados e também, sobre se permitir viver novas experiências!!! Ou seja, vai muito além do que podemos imaginar!

Para nossas reflexões de hoje, convidei uma grande amiga e inspiração, a Marina Scuzzarello, para contar um pouco mais sobre essa dimensão, que é a mais forte em sua vida!

Marina sempre gostou muito de estudar e se dedicou a isso, mas isso não quer dizer que considere que tenha uma inteligência acima da média. Para ela, o intelectual foi a porta de entrada para encontrar a felicidade!

Estudar foi a forma que encontrou para mudar suas percepções e, buscando novos conhecimentos e mudanças, iniciou suas formações em Psicologia Positiva, Medicina Funcional (que está correlacionada com a forma para fazer o corpo florescer, a partir de mudanças do estilo de vida), Psicanálise (buscando investigar partes desconhecidas de si mesma) e muitas outras. 

Hoje em dia, ela dedica algumas horas do seu dia ao estudo. Através da leitura e também otimizando o seu tempo, então, enquanto realiza suas atividades físicas, aproveita para ouvir um podcast e aprender mais sobre determinados assuntos.

“Não adianta apenas estudar e adquirir conhecimento, sem incorporar na sua vida. Não adianta saber tudo de nutrição sem ter uma alimentação saudável. Para isso, você precisa ter uma abertura, disposição para mudar hábitos, comportamentos, se desafiar e iniciar coisas novas”, relata Marina. 

Continua após a publicidade

Para ela, é sempre importante buscar o conhecimento, em todas as dimensões de sua vida. Como por exemplo, estudar sobre: o que fazer para melhorar seus relacionamentos, sua comunicação, como ser uma mãe e profissional melhor, como aprimorar sua saúde. E, depois, inserir novos hábitos e ter disposição para mudar e incrementar em sua vida. 

Chegou a sua vez de colocar em prática: 

  • Busque aprender coisas novas, que faça sentido para você e que te gere curiosidade 
  • Agora, procure se abrir, para poder de fato incorporar todo esse conhecimento 
  • Mãos na massa, chegou a hora de causar transformações, em si mesmo ou nos outros! Então encontre formas de colocar esse conhecimento em novos hábitos ou comportamentos, na sua rotina!

O intelectual é a forma como Marina consegue elevar as outras áreas do SPIRE. Ao estudar sobre espiritualidade, simbolismos, meditações, respirações, nutrição, formas de performar o corpo melhor, comunicação… Ela estuda tudo aquilo que retém seu interesse e o mais importante, encontra formas de aplicar em sua vida! 

E você, já ficou interessado em estudar algo novo e a incorporar por aí também? Te convido a pensar sobre algum tema que queira se aprofundar e que traria mudanças boas em sua vida, para você começar agora mesmo!!!

Fique ligado por aí! Semana que vem conversaremos sobre o relacional, com mais um convidado super especial! Vamos juntos nessa jornada! (Por aqui já irei buscar formas de colocar as minhas últimas leituras em prática, por meio de novos hábitos!!)

_________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade
Publicidade