Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Felicidade não se busca, se vive!

Por Priscila Conte Vieira
27 mar 2021, 09h00

Você sente que está sempre tentando ser mais feliz, mas não necessariamente conseguindo? Nesse texto, te ensino a encontrar formas práticas de parar de buscar a felicidade e passar a vivê-la!

Usarei como base de nossa reflexão o livro Felicidade Construída, onde Paul Dolan, o autor, entende a felicidade como um ponto de equilíbrio entre Prazer e Propósito

Você pode estar se perguntando, o que de fato é considerado Prazer e Propósito, então vamos lá! O prazer é compreendido como o contentamento, diversão, entusiasmo, são coisas que fazemos que nos trazem emoções positivas. Por sua vez, o propósito está ligado com uma vida repleta de sentido, com o que de fato importa para cada um, como nos sentimos frente às coisas, nossa satisfação, onde colocamos nosso foco, envolvimento e competência, e também a forma como podemos contribuir com os outros e com o mundo.

Ou seja, a felicidade se encontra em uma vida prazerosa e significativa,  . Pois, se focarmos apenas no que nos traz bem estar momentâneo, o prazer, não conseguiremos sustentar por muito tempo. E se só estivermos imersos no nosso propósito, talvez essa felicidade possa demorar muito a chegar. Então é uma questão de autoconhecimento, junto com consciência, para colocarmos isso nos nossos dias, com leveza!

Agora, como colocar isso na prática? Tire um tempo e faça algumas anotações:

Continua após a publicidade
  • Quais são as atividades que você já faz, que te dão prazer?
  • Quais são as atividades que você já faz, que te dão senso de propósito?

Agora pense se tem algo a mais que você gostaria de incrementar nas listas e coloque como uma meta para o futuro!! Por exemplo: gostaria de patinar no parque; gostaria de fazer mais ações de voluntariado; gostaria de iniciar um novo trabalho; gostaria de tentar um novo hobby… 

Parando para se perceber, quanto tempo do seu dia você tem se dedicado a essas atividades? Por aqui, diversas vezes percebo que estou muito imersa no meu trabalho e nas obrigações do dia a dia, que até esqueço de tirar alguns momentos de prazer – como conversar com alguns amigos, ver um episódio da série que estou acompanhando, jantar com mais calma e atenção. Ao mesmo tempo, nos finais de semana, eu tendo a curtir muuuuito os momentos de prazer e me desligar de tudo. Mas se eles são 100% do meu tempo, até perdem a sua intensidade, pois deixo de aproveitá-los completamente, por se tornarem comuns! Por isso, busco incrementar meu propósito no prazer – ao ler um livro sobre psicologia, criando conteúdo relevante no Instagram, tendo conversas mais profundas sobre propósito, trabalho e futuro com pessoas mais próximas…

Qualquer indivíduo que vive a vida apenas de prazer, ou de propósito, acaba deixando de viver as coisas como são. Deixando de aproveitar os momentos de descanso ou até mesmo podendo se perder na organização e esquecer de colocar os objetivos em prática. 

O equilíbrio e a consistência são as grandes chaves para esse sucesso que chamo de felicidade! E ah, também é extremamente importante salientar que é impossível ser feliz o tempo todo, ok? Afinal, o que seria da vida, se não tivéssemos os momentos desafiadores, para prestigiarmos os bons ainda mais?! Por isso, lembre-se: felicidade não se busca, se vive!

Continua após a publicidade

Então mãos à obra! O que você pode fazer a partir de hoje para focar mais no equilíbrio entre seu prazer e propósito? Vamos juntos nessa jornada!!

Próximo texto: não me sinto tão feliz, e agora? Ser mais feliz é uma questão de tirar o foco do negativo e colocá-lo no positivo, mudando nossos pensamentos e comportamentos! Se você não se sente tão feliz quanto gostaria, talvez seja pois está com a atenção voltada para outro lado.

_________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Continua após a publicidade
Publicidade