Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

O último gás! 

Por Priscila Conte Vieira
20 nov 2021, 09h00

Todo ano, quando chegamos na última metade de Novembro, o que mais ouvimos é da canseira do ano, mas, especificamente em tempos pandêmicos, essa exaustão se tornou ainda maior, e com todos os motivos do mundo!

Afinal, estamos exaustos do isolamento, do trabalho remoto, do ano intenso, das incertezas, dos medos, da rotina pesada. Estamos exaustos e querendo encontrar mais tempo para dar conta das demandas do trabalho, da confusão de fim de ano, dos encontros com amigos, do amigo secreto, das celebrações de fim de ano da firma… E como que vive sem tempo e cansado assim?!

Essa é a principal demanda que estou recebendo dos meus pacientes na clínica, em conjunto com as minhas próprias vivências! Estamos precisando mais que nunca de férias, de convívio leve com que amamos, de festas sem medos, de encontros e reencontros, estamos precisando de nós mesmos inteiros!

Então para aguentarem até lá, quero te dar algumas dicas:

  • perceba onde está o seu cansaço (mental, físico, do trabalho, da família, da casa)
  • busque formas de pegar mais leve consigo mesmo (cobranças externas e internas só prejudicam nos momentos de crise)
  • tente delegar o que puder (essa não é a hora de tentar dar conta de tudo)
  • tire um tempo, todos os dias, para fazer algo por você (ler um trecho de um livro, ver série, tirar um cochilo, fazer uma hidratação no cabelo…)
  • crie uma playlist de músicas que te motivem (já sabemos que a música auxilia e muito no nosso humor, então utilize isso a seu favor)
  • busque o equilíbrio interno (cuide do seu lado espiritual, das suas emoções, dos seus relacionamentos, do seu trabalho, do seu físico… um pouquinho em cada, para não deixar o foco só em um)
  • dê o seu melhor e saiba que ele será diferente a cada dia (às vezes você terá muita energia e conseguirá fazer muitas coisas, já em outro dia pode ter uma produtividade diferente e está tudo bem!)
  • durma e se alimente bem (sem essa de tentar comprometer essas duas coisas por falta de tempo ok? Elas são fundamentais para você manter a sua saúde)
  • segure a quantidade de reclamações (tá difícil, eu sei! Mas ficar reclamando e falando isso o tempo todo não deixará mais fácil, só te trará mais irritabilidade)
  • falta pouco, então pense no que você pode se dar de “presente” por chegar até o final desse ano (por aqui, não vejo a hora de poder acordar sem despertador e encontrar minha avó, que não vejo desde Dez/2019)
  • lembre-se de respirar (crie alertas durante o dia para te lembrar de respirar bem fundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca)
  • Tenha uma meta definida e batalhe para chegar nela (se recorde ao longo do dia, para que isso seja um motivador e dê propósito na sua jornada)
  • um dia de cada vez e sempre adiante Você não está sozinho e logo logo chegaremos em 2022!

Sei que a virada de ano não será mágica e exterminará os nossos problemas, mas tendemos a relaxar mais e iniciar o ano com mais motivação! Então siga até lá da melhor forma que puder!! 

Continua após a publicidade

Agora quero ver você colocando algumas dessas dicas em prática! Vamos juntos nessa jornada!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade