Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Você se permite descansar?

Por Priscila Conte Vieira
11 set 2021, 08h00

O feriado acabou de acontecer e agora quero saber de você: você se permitiu descansar? Se desligou do trabalho? E nos fins de semana, consegue pausar a mente das obrigações e tarefas? Ou durante a semana, você implementa pausas? E o mais importante, quando foi a última vez que você curtiu suas férias?

Semana passada eu fiz uma enquete no meu Instagram sobre isso e 63% relataram que possuem dificuldade de tirar férias. Durante esse feriado, também percebi a dificuldade de várias pessoas em se permitir descansar e tirar a cabeça das obrigações para curtir alguns dias de calma.

Isso pode se dar por vários fatores: necessidade financeira, excesso de cobrança, fuga da vida pessoal, sobrecarga de trabalho, dificuldade em parar, problemas em lidar com o tédio, produtividade exacerbada, busca por perfeição e aceitação… Todos esses pontos são de grande relevância e também pode ser muito prejudicial a saúde física e mental se passar dos limites.

Sabe, eu também tenho uma grande dificuldade em pausar! Tirar férias então, é como se eu tivesse que deixar de lado o meu trabalho para priorizar o meu prazer e isso me gera bastante desconforto. Mas sabendo da importância disso para a minha vida, eu dou uma leve forçada para que isso ocorra! Eu me obrigo a pausar todos os dias e fazer coisas legais no meio da rotina, eu não trabalho aos finais de semana e busco implementar esses momentos bons e não dar espaço para a culpa. 

“Ai Pri, mas como eu vou pausar sabendo que tenho tanta coisa acumulada pra fazer?” Assim: saiba que se você continuar levando uma vida frenética você pode estar cada vez mais próximo de uma síndrome de burnout (esgotamento mental relacionado ao trabalho), pode estar contribuindo para o aumento da sua ansiedade, piora da qualidade de vida, falta de criatividade e distanciamento dos seus relacionamentos pessoais (fator muito importante para a sua felicidade). E sabe, quando não paramos, nosso corpo para por nós. Podemos ficar doentes e assim será muito mais difícil manter a sanidade!

Continua após a publicidade

Sim, tem vezes que precisamos pensar no pior cenário para fazer as coisas acontecerem, mas também quero te contar os benefícios que você ganha ao implementar pausas na sua vida: 

  • apreciar o momento presente
  • diminuir a ansiedade, raiva e irritabilidade
  • melhora na memória
  • maior qualidade de vida
  • mais fácil atingir os sonhos
  • novas ideias e formas de ação
  • mais conexão nos seus relacionamentos 

Não estou dizendo para você largar tudo e ir só curtir a vida. Mas para você aprender a se organizar, a priorizar a sua saúde, a cuidar da sua rotina e dos seus sonhos. Estou vindo te pedir para você aprender a colocar em prática, antes que seja muito tarde e você sofra com as consequências disso! 

Provavelmente você conhece várias pessoas mais velhas que viveram a vida toda para o trabalho, que pensavam que só iriam parar para curtir a vida quando se aposentassem, mas e se isso for tarde demais? E pra que esperar tantos anos para viver a vida dos seus sonhos?!

Tudo é questão de equilíbrio!!! Seja hoje a versão futura que você quer ser, implemente agora mesmo alguma pausa sadia na sua vida e curta o trajeto, sem esperar o destino final! A vida é aqui e agora! Vamos juntos nessa jornada!

Continua após a publicidade

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade