Imagem Blog

Yoga com propósito, por Daniela Mattos

Daniela Mattos encontrou na prática de Kundalini Yoga um caminho para a cura e sua verdadeira missão de vida. É autora do livro 'Sat Nam — Você É Seu Próprio Guru'.
Continua após publicidade

Astrologia e yoga: caminho para o seu próprio bem-estar no meio do caos

Por Larissa Serpa
20 out 2021, 11h34

Cresci acreditando que a astrologia era uma pseudociência, pois não havia como todos os nascidos no mesmo dia terem o mesmo signo e as mesmas características. E por cerca de 35 anos eu fui descartando qualquer informação sobre astrologia que cruzasse meu caminho.

Eu nasci no dia 21 de dezembro e durante a maior parte da minha eu achava que era do signo de sagitário, mas nunca me identifiquei muito com ele, confirmando minha teoria de ‘astrologia é uma falha’. Foi somente quando minha dor crônica tomou conta do meu corpo e experimentei o que alguns chamam de “morte do ego”, que comecei a abrir minha mente para muitas coisas que antes eu pensava que eram um absurdo.

Por causa da morte do ego e da dor pela qual passei, procurei uma solução de longo prazo fora do convencional para superar, já que tradicionais não estavam me ajudando em nada. Fazendo minhas próprias buscas online vi que a meditação poderia me ajudar.

Com essas pesquisas, aprendi que existem muitos tipos de meditação e algumas são tão dinâmicas que até mesmo alguém como eu poderia praticar. Também comecei a acreditar na sincronicidade e nos sinais do universo. Comecei a segui-los e a prestar mais atenção a eles. Foi por causa desses sinais e visões que a Kundalini Yoga veio até mim.

A Kundalini Yoga, que também é conhecida como Yoga da Consciência, porque expande sua consciência física, emocional, mental e espiritual, é um tipo único de yoga. É dinâmico, prescritivo, um pouco estranho para algumas pessoas, mas o mais importante, é eficaz.

À medida que aprendi o que o Yoga realmente significa uma união de seu corpo, mente e alma, também aprendi que muitas práticas de Kundalini Yoga se referem a planetas como o Sol, a Lua, Saturno e outros. Eu estava finalmente pronta para entender que a experiência humana acontece sob a influência do Cosmos. Posso afirmar que nossas vidas não estão acontecendo apenas no vácuo, há uma troca de energia entre nós e o Universo.

Continua após a publicidade

A Kundalini Yoga foi minha porta para a astrologia e sou muito grata por ter me levado até lá. Uma vez que entendi que astrologia era muito mais do que conhecer seu signo solar (que é o signo a que nos referimos quando simplesmente usamos nosso aniversário), e que nossos corpos estão sob a influência de todo o sistema solar, as coisas começaram a fazer sentido.

Agora eu entendo como cada ser humano na Terra tem essa tatuagem energética astrológica única. Esta vibração cosmológica ficará conosco para sempre, está no nível celular, é parte de nós, e essa impressão de energia nos ajudará a evoluir de acordo com nossas experiências, mas a vibração inicial sempre estará lá.

Aprendi que não era um Sagitário, mas sim um Capricórnio zero grau, com ascendente Touro e lua de Câncer. Aprendi tanto sobre mim mesma quando mergulhei no universo da astrologia que o tema passou a fazer parte da minha vida.

Acredito que a astrologia funciona como uma importante ferramenta de autoconhecimento, pois nos aprofundamos em características muito pessoais nossas. Esse desabrochar é um ciclo intenso e lindo, permite nos conhecermos e encontrar várias respostas das nossas angústias dentro de nós mesmos.

E como os planetas influenciam diretamente nas nossas emoções, sugiro que você conheça um pouco mais sobre a posição de cada planeta quando você nasceu. Isso, sem dúvidas, vai trazer clareza para muitas questões da sua vida.

Continua após a publicidade

Um exemplo disso, em yoga, é a Lua (que é o nosso yin), que está ligada ao nosso lado feminino, as nossas emoções. A Lua afeta as marés e a água, em yoga, também é o elemento das emoções. Está tudo ligado e nada é por acaso.

Vejo muitas pessoas buscando entender mais sobre esse assunto nos últimos meses, pois estamos vivendo um processo de evolução da consciência que está sim, escrito nas estrelas. Observo as pessoas tentando entender o que está acontecendo no mundo hoje de forma lógica e, frustradas, encontram na astrologia e na yoga conforto e um caminho para o seu próprio bem-estar no meio do caos.

Reconecte-se aos ciclos naturais, a astrologia e ao yoga, e você verá que estamos passando por uma grande evolução da consciência humana, como nunca antes experienciada, e, por mais desafiador que isso seja, é um momento único e belo.

Sobre Daniela Mattos @danielamattos_yoga

A Daniela Mattos é instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, possui certificação de yoga infantil pelo Radiant Child Yoga com a Shakti Khalsa, Reiki 1 e 2 com o Mestre Brian Brunius e Cursos de Astrologia com a Rebecca Gordon em NYC. Também possui Bachelor of Science em Biotecnologia pelo Rochester Institute of Technology. 

Publicidade