Imagem Blog

Boa Beleza, por Larissa Serpa

As novidades do universo de beleza (e algumas belas reflexões)
Continua após publicidade

Como o All Star plataforma se tornou o tênis favorito da moda em 2023

Os modelos estão dominando as cabeças -- e pés -- dos fashionistas

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 2 Maio 2023, 19h50
All Star plataforma
 (./Reprodução Instagram)
Continua após publicidade

Os tênis de plataforma têm sido uma das maiores tendências de calçados dos últimos dois anos, com estilos aparecendo em todos os nossos feeds do Instagram, bem como em todos os lugares que olhamos na vida real — e eles não são estilizados apenas com roupas casuais. Graças à sua altura, as plataformas podem ser combinadas com leggings e jeans, mas também com calças largas e vestidos. Como acontece com qualquer tendência da moda, porém, nem todos os tênis de plataforma são criados igualmente. Alguns são ultraconfortáveis, enquanto outros focam no estilo… E aí tem o All Star plataforma, da marca Converse.

Ele une conforto, tendência e se tornou o queridinho da moda em 2023. Mas não apenas por isso. A história da icônica marca, repleta de reinvenções, também explica seu sucesso.

De acordo com uma pesquisa semestral com adolescentes, Converse (junto à Nike) liderara a lista de marcas populares de calçados. O que começou como uma empresa de calçados de borracha no início de 1900 se tornou uma autoridade na esfera de roupas esportivas, e a história de como o All Star do passado se tornou o que você conhece e ama hoje é bem interessante.

QUEM FUNDOU A CONVERSE

Chuck Taylor, nome que você vê estampando o logo do seu All Star, não é o fundador da marca. Charles Chuck Taylor era um jogador americano de basquete, tão amante do All Star que, por este motivo, foi contratado como “homem propaganda” da marca.

Chuck Taylor All Star
(./Reprodução)

A marca Converse foi fundada por Marquis Mills Converse em 1908 em Malden, Massachusetts (EUA). Originalmente, a marca era conhecida como “Converse Rubber Company” (ou Empresa de Borracha do Converse) e seu primeiro inventário incluía calçados práticos e funcionais como galochas, botas de couro para caçar patos e tênis.

Continua após a publicidade

Mas, como o próprio nome sugere, a Converse Rubber Company não era apenas uma empresa de calçados; o fabricante também fabricava pneus de automóveis e “qualquer coisa que você pudesse fazer com borracha”, de acordo com Sam Smallidge, o arquivista interno da marca.

O tênis Converse Chuck Taylor All Star que conhecemos chegou ao mercado em 1917 e, em meio à Primeira Guerra Mundial e à iminente pandemia de gripe espanhola, foi um sucesso praticamente instantâneo.

O QUE TORNOU O ALL STAR TÃO ÚNICO

All Star montagem
(./Reprodução)

Para que o estilo de tênis da marca se destacasse entre seus concorrentes, seus designers criativos tiveram que pensar fora da caixa.

Continua após a publicidade

O Chuck Taylor All-Star foi projetado com alguns recursos importantes que dispararam o tênis para a vanguarda da categoria. O cano alto de lona tinha uma palmilha acolchoada para suporte ideal do arco e do calcanhar, um remendo no calcanhar para oferecer proteção extra ao redor do tornozelo do jogador de basquete, um contraforte no calcanhar e língua de asa dupla para evitar atrito ao redor do pé e borracha de pato do exército para prolongar a vida útil do sapato. Seu padrão de sola com formatos de diamantes é o que daria ao sapato a vantagem sobre os concorrentes. A forma permitia que as pessoas avançassem em várias direções e parassem rapidamente.

MODELOS REINVENTADOS

O tênis Chuck Taylor All-Star foi vendido exclusivamente como cano alto e estava disponível em branco e preto até a década de 1960. A Converse lançou um estilo oxford do tênis em 1962 e, em 1966, o sapato estava disponível em sete esquemas de cores adicionais para que as equipes pudessem coordenar as cores de seus sapatos e uniformes. Hoje, o tênis está disponível em uma infinidade de cores e padrões e pode ser personalizado de acordo com suas preferências de design.

CONVERSE X SKATE

all star skate
(./Reprodução)
Continua após a publicidade

No Brasil, você pode ter a memória de garotos e garotas que andavam de skate usando o tênis — e não jogadores de basquete.

Nos anos 90, o All Star ganhou popularidade nas cenas de skate e punk, e a marca viu nisso uma oportunidade de atender a outro grupo demográfico.

O ALL STAR PLATAFORMA

Hoje, a Converse fabrica tênis de inúmeras opções do tênis original Chuck Taylor All-Star e incluiu também as plataformas no seu portfólio, que instantaneamente ganharam a graça de fashionistas e influencers.

De acordo com o site da Converse, os Chuck Taylor All-Star Lifts, o modelo de plataforma baixa e cano alto, são os tênis mais vendidos para mulheres.

Continua após a publicidade

Mas o All Star plataforma não para apenas nesse modelo que imita o clássica, mas com a sola mais alta. Com diversas coleções diferentes, hoje vemos tênis plataforma com solados diferenciados, padronagem inovadora — em vez de só mudar a cor –, modelos diversos e até inovações na lingueta do tênis, como te contamos abaixo sobre alguns deles (incluindo testes que fizemos).

.

Continua após a publicidade

Converse Run Star Hike Platform

Uma evolução em design do icônico Chuck Taylor All Star. Ele  ganha uma versão inspirada em tênis de trilhas. Projetado com plataformas de 5cm com solas irregulares para aumentar a tração (e chamar a atenção), esses tênis ganharam os corações das redes sociais. São vendidos em cinco cores clássicas – preto, rosa, cinza, marrom e bege.

Eles são extremamente confortáveis, projetados com uma palmilha smartFOAM que torna a palmilha, assim como o punho do tornozelo, aconchegante. Como alguém com pés sensíveis, não posso deixar de elogiar o quão maravilhosos são esses tênis de plataforma. Eu os usei do trabalho a festas e não senti dor em nenhum momento.

Uma coisa a ter em mente é que, logo que os usa pela primeira vez, ele pode fazer um barulho de borracha contra o solo quando você anda mas isso logo para nas primeiras passadas.

All Star plataforma
(./Reprodução)

Converse Run Star Motion

O Run Star Motion pega o DNA clássico do All Star e o combina com uma sola ultramoderna e inovadora para redefinir completamente o estilo da plataforma.

As linhas fluidas que você via nas quadras no início dos anos 2000 chegam pela sola intermediária da plataforma, combinando esporte e moda.

Esta base expressiva é fundida com uma parte superior de lona de algodão orgânico que empresta a mesma costura, atacadores e logotipo interno vintage do icônico Chuck 70. Tudo suportado por uma palmilha CX e entressola de espuma CX para o máximo de conforto e leveza.

É difícil escolher um só mas eu devo dizer que esse é o meu favorito entre todos justamente por ser tão diferente. Eu recebo elogios onde quer que eu vá com esse par. E ele ainda está disponível em modelo de cano alto para quem prefere e tem até uma edição limitada cor de rosa com pelúcia na lingueta.

All Star plataforma
(./Reprodução)

Converse Run Star Legacy CX

A mais recente versão do Run Star Hike mais vendido, o Run Star Legacy CX, combina um estilo de plataforma ousado com conforto premium. A entressola e a palmilha CX leve mantêm seus pés suaves, enquanto os elementos Chuck Taylor distorcidos dá um twist ao look. A língua reforçada e a saliência no calcanhar ajudam a colocar e tirar o tênis facilmente para quem está sempre no corre.

Eu sou apaixonada por look com o velho all star branco de cano alto, acredito que é um tênis que vai bem com tudo. E esse é uma reinvenção desse clássico com um quê a mais. Simplesmente apaixonante e funciona com looks dos mais casuais aos mais formais, pelo tom neutro.

.
(./Reprodução)

Chuck 70 De Luxe Heel

Ok, chegou a hora de a gente falar sobre o Chuck 70 De Luxe Heel, essa perfeição em forma de salto.

Ele combina os inconfundíveis elementos Chuck Taylor com calcanhar tratorado para dar uma nova cara a um dos meus modelos favoritos. Esta edição — que é limitada — leva seu estilo ainda mais longe, com cabedal em sarja de algodão e tons neutros que combinam com tudo.

Apesar do salto, ele é extremamente confortável, então é uma excelente opção para quem não se adapta a sapatos de salto fino, por exemplo. Eu simplesmente amo essa releitura dos tênis de salto que vimos aos montes nos anos 2000-2010 (alô Beyoncé em Love on Top) — e vamos combinar que é muito mais estiloso do que os modelos que vimos nessa época, que tentavam esconder o salto. Esse não, ele vem com o salto e com orgulho.

.
(./Reprodução)

Chuck 70 AT-CX

O Chuck 70 reimaginado para quem tem espírito explorador e criativo com inovações que cuidam do planeta, em um estilo pronto para a natureza. Ele conta com proteção contra o frio e a umidade e conforto que acompanha sua curiosidade e vontade de explorar.

A lona impermeável e a bota interna à prova d’água com forro em tricô são resistentes e aquecem, enquanto a icônica silhueta do Chuck 70 tem estilo versátil que transita entre a vida na cidade e no campo sem esforço. Completo com um solado de tração e textura diamante feito a partir de uma técnica inovadora que usa as sobras do nosso processo de fabricação para dar a você e ao planeta todo o suporte necessário.

Olhando de cima, você tem a impressão de que é um All Star clássico sendo “abraçado” por uma sola reforçada, o que render looks clássicos mas com uma pitada de inovação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.