Continua após publicidade

Benefícios das trilhas: o que há de bom nessa modalidade?

Você sabia que os benefícios das trilhas vão além do momento em contato com a natureza? Veja aqui quais são eles!

Por Juliana Vaz
Atualizado em 5 set 2023, 23h20 - Publicado em 20 dez 2022, 09h10

Quer aproveitar o ar livre e ficar mais em forma, mas não sabe por onde começar? Aproveitar os benefícios das trilhas é a resposta mais acessível e direta para você. Não é preciso nenhum equipamento, exceto um par de tênis apropriados, uma garrafa de água e disposição.

O que é uma trilha?

A maioria das pessoas sabe que caminhar significa caminhar ao ar livre. Fazer uma trilha nada mais é que uma caminhada que acontece em algum tipo terreno natural, envolvendo uma inclinação ou mudança de elevação. 

Hiking, caminhada ou trilha – são poucas as diferenças entre um termo e outro, mas são extremamente benéficas para a saúde. Trata-se de uma atividade essencialmente individual porque é você ali, lidando com seu corpo e sua mente em um ambiente de tranquilidade e silêncio. Desconectar o celular e se conectar com a natureza e com você. 

Esteja caminhando ou não com a intenção do exercício, esta é uma atividade física desafiadora. A intensidade da caminhada muda com base no grau de inclinação e na velocidade com que você se movimenta. É possível adicionar intensidade a uma caminhada utilizando uma mochila com pesos, um colete específico.

Caminhar por uma trilha é também um treino meditativo: enquanto anda, você se conecta profundamente com o mundo ao seu redor.

Continua após a publicidade

Os benefícios da trilha para sua saúde

Um estudo de 2015 feito na Universidade de Stanford mensurou a atividade cerebral em dois grupos de pessoas; o primeiro grupo fez uma caminhada de 90 minutos na natureza e o segundo grupo fez uma caminhada de 90 minutos em um ambiente urbano. As varreduras cerebrais realizadas no grupo que caminhou na natureza mostraram atividade neural reduzida na área do cérebro associada a pensamentos negativos de si mesmo. O segundo grupo não experimentou nenhuma mudança. 

“O contato com a natureza é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. Dentre esses benefícios estão a melhora da qualidade de vida. Alguns estudos mostram resultados na diminuição da taxa de mortalidade em 12% em lugares residenciais com mais verdes. Assim como um maior equilíbrio na saúde mental e redução da hipertensão e estresse apenas com caminhadas constantes por uma área arborizada”, afirma Matheus. 

Uma boa dose de natureza estimula o bem-estar, aumenta os níveis de energia e melhora o humor.

Cardio e resistência física ao mesmo tempo

Continua após a publicidade

A caminhada é uma atividade cardiovascular, mas, como fazer trilha envolve caminhar sobre declives ou elevações e com mais vigor do que um passeio na calçada, também é um exercício de força.

“Principalmente uma trilha mais desafiadora, é um excelente exercício para desenvolver o desempenho cardiorrespiratório e a resistência. Além disso, pode ajudar a dispersar os pensamentos nos dias mais estressantes”, explica o personal trainer Matheus Sarria (@sarriamatheus),

Enquanto exercício aeróbico, trilhas aprimoram a aptidão cardiovascular, justamente por estimularem o ritmo mais acelerado da respiração, do coração e do fluxo sanguíneo no corpo. Já pensando em resistência, que é a capacidade de sustentar o esforço físico por um longo período de tempo, trilhas são imbatíveis.

Mas, antes de se jogar na aventura, Matheus recomenda fazer um treino específico para adquirir condicionamento físico. “Faça exercícios aeróbicos entre três a cinco vezes na semana, também aqueles que têm como foco o fortalecimento muscular”.

Enquanto você caminha, estará trabalhando (ou seja, fortalecendo) os músculos da parte inferior do corpo (glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas). Os músculos do core também são ativados durante a caminhada para ajudar a estabilizar o corpo, principalmente nos terrenos irregulares. 

Publicidade