
Alergia alimentar e intolerância alimentar são doenças diferentes.
A alergia alimentar é uma resposta imunológica anômala do organismo que ocorre após a ingestão e/ou contato com um determinado alimento.
É a perda (por algum motivo) do que chamamos de mecanismo de “tolerância” ao alimento. A alergia alimentar apresenta uma relação com hábitos de vida e consumo maior de alimentos processados, assim como uma tendência genética, familiar.
Por ser uma reação inflamatória muitas vezes sistêmica, a alergia pode se manifestar no corpo todo, causando inchaços na pele, coceira, placas avermelhadas, tosse, falta de ar, diarreia e, em casos mais graves, risco de vida (choque anafilático). A menor porção (traço) da proteína do alimento já pode provocar os sintomas.
A intolerância alimentar, diferente da alergia, é um processo secundário à deficiência da enzima responsável pela digestão do alimento e também pode acontecer por inflamação da mucosa intestinal e por este motivo a dificuldade de absorção.
Suas manifestações podem ser locais intestinais (dor, distensão, diarreia, azia, refluxo) e também sistêmicas, gerando dor de cabeça crônica, cansaço e até lesões na pele (eczemas, dermatite herpética secundária a doença celíaca).
A intolerância (por exemplo, à lactose) pode ser secundária, sendo desencadeada por doenças que levam a alterações na mucosa intestinal.
Vale lembrar que intolerância, muitas vezes, é dose dependente. Pequenos volumes podem ser bem tolerados, diferentemente do que acontece nas alergias.
Dra. Brianna Nicoletti, alergista e imunologista. Instagram: @drabriannanicoletti
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.