Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O alongamento deve ser feito antes ou depois do exercício?

Por Dr. Daniel Oliveira
27 set 2025, 08h00
alongamento deve ser feito antes ou depois do exercício
O alongamento deve ser feito antes ou depois do exercício? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

É possível realizar alongamento tanto antes quanto depois das atividades físicas. Antes do treino, o ideal é que você opte pelo alongamento dinâmico, que envolve movimentos controlados e repetitivos que percorrem a amplitude de movimento articular.

após o treino, pode ser uma boa ideia fazer um alongamento estático, caracterizado por manter uma posição por um determinado tempo sem movimento.

O alongamento estático colabora para o relaxamento muscular, ajuda na recuperação da flexibilidade, na redução da rigidez e possivelmente no alívio de tensões musculares residuais.

Para a coluna, alongar depois do treino melhora a tensão acumulada nos músculos extensores e flexores do tronco, principalmente em pessoas que executam movimentos com carga axial, como agachamentos ou levantamento terra, que demandam grande controle lombar.

Quais são os cuidados necessários ao se alongar antes e depois dos treinos?

É fundamental adotar cuidados específicos ao se alongar. No pré-treino, o corpo deve estar minimamente aquecido antes de iniciar qualquer tipo de alongamento, evitando movimentos bruscos e respeitando os limites individuais de amplitude articular.

Continua após a publicidade

Após o treino, deve-se evitar forçar músculos já fatigados, mantendo o alongamento dentro de uma faixa confortável e sem dor.

Em ambos os casos, deve-se respeitar condições pré-existentes, como hérnias discais ou tendinopatias, e buscar orientação profissional individualizada, especialmente em casos de dor crônica ou limitação de movimento.

A supervisão de um profissional capacitado pode ser fazer toda a diferença para a segurança e eficácia do programa de alongamento.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dr. Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e sócio do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.