A resposta de luta ou fuga é uma resposta natural do corpo que, até certo ponto, traz performance. Pensamos, agimos e reagimos com mais agilidade. Entretanto, quando o estímulo para luta ou fuga é disparado por coisa triviais ou ele não se resolve (se autolimita), provavelmente, caminharemos para um transtorno.
Os sintomas da ansiedade são variados, e podem ir desde uma aceleração do pensamento até sintomas físicos como taquicardia, sudorese, desconfortos gastrointestinais e sensação de desmaio. No polo mais extremo, a pessoa pode experimentar uma sensação de que não está no controle ou de afastamento da realidade.
A chave para sair de uma crise de ansiedade é entender que está em um momento de ansiedade. É indicado tentar aquietar o pensamento, respirar, voltar a atenção para o presente e o corpo. O nervosismo gerado pelos sintomas pode amplificar a ansiedade, piorando o quadro.
Vale lembrar que, se o sintoma se repete e traz sofrimento e disfuncionalidade, é indispensável procurar ajuda profissional.
Ansiedade pode causar náusea?
Sim. A ansiedade pode trazer desconfortos gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos e diarreias.
Dra. Cíntia Braga, médica psiquiatra e estudiosa sobre os usos terapêuticos da cannabis. Instagram: @cintiabragapsiquiatria
Como construir força real sem aumentar a carga
Estudo revela: manter peso estável pode auxiliar na longevidade até os 90 anos
O que é o ‘alongamento borboleta’ e para que serve
Whey Protein antes, durante ou depois do treino? Qual o horário ideal para o consumo?
14 formas diferentes de usar o vibrador para alcançar um orgasmo intenso





