Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Pode beber álcool depois de treinar?

Por Laita Babio
20 ago 2025, 08h00
pode beber álcool depois de treinar
Pode beber álcool depois de treinar? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Após o exercício físico, o corpo entra em um estado de reparação tecidual e reidratação, além de buscar restaurar os estoques de energia muscular. Ingerir álcool logo após o treino pode prejudicar esses processos.

O álcool reduz a síntese de proteínas musculares, o que impacta negativamente a recuperação e a regeneração dos músculos.

Além disso, ele compromete a reidratação celular, já que exerce efeito diurético, podendo agravar a desidratação provocada pelo próprio exercício.

Conforme destaca um estudo da Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, o álcool pode interferir no metabolismo do glicogênio e na produção de hormônios anabólicos como a testosterona, fundamentais no pós-treino.

Oriento sempre que o período pós-treino seja respeitado com alimentos de alto valor nutricional, ricos em proteínas, eletrólitos e antioxidantes, evitando ao máximo a ingestão alcoólica nesse momento.

Continua após a publicidade

Exagerar no álcool atrapalha os ganhos relacionados ao treino?

O consumo excessivo de álcool pode comprometer significativamente a hipertrofia muscular. Isso ocorre porque o álcool interfere na sinalização da via mTOR, essencial para o crescimento muscular, além de prejudicar o sono — que é um dos pilares da recuperação e da liberação de hormônios anabólicos.

Como ressalta um estudo publicado na European Journal of Applied Physiology, a ingestão alcoólica elevada após o exercício reduziu em até 37% a taxa de síntese proteica muscular, mesmo com ingestão de proteína adequada.

Além disso, o álcool favorece o acúmulo de gordura visceral e pode provocar desequilíbrios hormonais, dificultando tanto a performance quanto os resultados estéticos.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Laita Babio, nutricionista do Espaço Hi, de São Paulo

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.