Quais as lesões mais comuns no Carnaval?
Durante o Carnaval, acontece uma combinação de fatores que favorecem lesões, entre eles, o aumento brusco de esforço físico, o excesso de pulos repetitivos, o uso de calçados inadequados, o consumo de álcool, o sono irregular, a desidratação e o cansaço.
As regiões mais afetadas durante a folia incluem o tornozelo, que fica exposto a buracos, desníveis, empurrões e calçados instáveis, os joelhos, que recebem muito impacto, e a coluna (principalmente a lombar).
Quem não pratica atividade física regularmente se torna ainda mais vulneráveis a lesões durante a curtição do Carnaval, uma vez que tende a apresentar menor força muscular, baixa resistência, pior coordenação e equilíbrio e menor flexibilidade.
Quando se preocupar com alguma dor após a folia?
Nem todas as dores após a folia podem ser consideradas graves e preocupantes, mas existem alguns sinais que merecem uma atenção redobrada, entre eles:
- persistência e piora do incômodo com o tempo;
- inchaço significativo;
- presença de roxos grandes na pele;
- dificuldade para apoiar o pé ou dobrar o joelho;
- estalos;
- dor nas costas que irradia para perna;
- deformidade visível na região acometida.
Ao notar esses sinais, é importante procurar um atendimento médico de urgência o mais rápido possível, para descobrir o que aconteceu e realizar um tratamento adequado, evitando, assim, complicações mais graves.
Mauricio Raffaelli, médico ortopedista, especialista em cirurgia de ombro e cotovelo
Carnaval: dicas de como evitar dor na coluna
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





