
O sal desempenha algumas funções vitais no nosso organismo, incluindo o equilíbrio hídrico e a transmissão de impulsos nervosos. No entanto, quando consumido em excesso, ele pode desencadear uma série de complicações à saúde. A seguir, entenda quais são os principais riscos associados ao exagero nesse ingrediente.
Quais os riscos do consumo excessivo de sal?
O principal risco do consumo excessivo de sal é o aumento da pressão arterial, o que pode aumentar significativamente a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Para prevenir essas complicações, é indispensável manter uma dieta equilibrada e não comer muito sal.
Lembre-se: excesso de açúcar também faz mal
É importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar também pode prejudicar (e muito) a saúde do nosso corpo. A ingestão elevada de açúcares pode desencadear inflamações crônicas, alterações no metabolismo e resistência à insulina. As consequências incluem o desenvolvimento de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Nogueira, nutricionista clínico e esportivo, treinador especialista em biomecânica e cinesiologia do exercício @nutrinogueira
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.