Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

É realmente possível acelerar o crescimento dos cabelos?

Por Dra. Lilian Brasileiro
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 8 Maio 2023, 10h30
Acelerar o crescimento do cabelo
A alimentação é um dos fatores que influenciam no crescimento dos fios | (lookstudio/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Não existem vitaminas, cosméticos ou receitas milagrosas que modifiquem a velocidade normal de crescimento dos cabelos. A velocidade de crescimento do cabelo é determinada geneticamente pela fase anágena, que é a fase de crescimento, cuja duração pode variar entre dois a sete anos. Esse é o motivo pelo qual, enquanto algumas pessoas atingem longos comprimentos de cabelo, outras não conseguem conquistar cabelos que passem dos ombros.

Vale ressaltar que certas patologias diminuem a fase anágena, impedindo o crescimento adequado dos cabelos, que se tornam mais finos e ralos. Nesses casos, sim, após o diagnóstico adequado, podemos recomendar tratamentos específicos para regular essa fase e fazer com que os cabelos voltem a crescer na velocidade normal.

No entanto, se esse não for o seu caso, não vale a pena investir em receitas milagrosas e suplementação indiscriminada de vitaminas, o que, além de ser um desperdício de dinheiro, pode colocar a saúde em risco.

Isso não quer dizer, é claro, que você não deva cuidar da fibra capilar, afinal, os fios sofrem com agressões diárias e não se regenerarem espontaneamente. Logo, adotar hábitos saudáveis e utilizar cosméticos de boa qualidade são cuidados fundamentais para garantir que os cabelos cresçam saudáveis, brilhantes, macios e maleáveis.

Respondido por:

Dra. Lilian Brasileiro, médica especialista em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Instagram @lilianbrasileiro.dermato

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.