Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como eliminar gordura do fígado?

Por Dra. Patricia Almeida
21 set 2025, 08h00
como eliminar gordura no fígado
Como eliminar gordura no fígado? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A gordura no fígado acontece quando os triglicerídeos se acumulam em excesso dentro das células hepáticas. O diagnóstico dessa condição geralmente envolve exames de imagem, como a ultrassonografia, e exames laboratoriais.

A principal causa da gordura no fígado é a disfunção metabólica, que leva à resistência à insulina e, consequentemente, ao acúmulo de gordura hepática.

Os fatores de risco incluem obesidade (sobretudo abdominal), diabetes tipo 2, colesterol, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

A genética também pode influenciar o quadro de gordura no fígado, assim como o estilo de vida e a alimentação. Na maior parte dos casos, a doença é assintomática, sendo descoberta em exames de rotina.

Quando presentes, os sintomas incluem cansaço excessivo, mal-estar geral, dor ou desconforto no lado direito do abdome.

Continua após a publicidade

Em estágios avançados, quando já existe fibrose significativa ou cirrose, podem aparecer sinais como amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), acúmulo de líquido no abdome (ascite), emagrecimento involuntário e fraqueza intensa.

Como eliminar gordura do fígado?

Para eliminar gordura do fígado, é fundamental realizar mudanças no estilo de vida. Os pilares mais importantes são: perda de peso, alimentação saudável, atividade física regular, controle das doenças associadas e evitar consumo de álcool.

O tratamento é multifatorial e pode envolver opções farmacológicas, que devem ser orientadas por um médico especialista.

Continua após a publicidade

Medicamentos como a semaglutida já demonstrou um impacto consistente em reduzir gordura e fibrose hepática. Lembre-se: cuidar do fígado significa também cuidar de todo o metabolismo!

Respondido por:

Dra. Patricia Almeida, hepatologista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.