Como escolher um sérum facial para a minha pele?
O sérum é um produto de textura leve, com fácil espalhabilidade e rápida absorção. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é uma substância única, sendo possível associar mais de um ativo em um mesmo produto, com efeitos diferentes. Pode ser incluído tanto na rotina de skincare diurna quanto na noturna, sempre após a lavagem do rosto.
Os principais efeitos são os hidratantes, antioxidantes, clareadores, antiacne e antienvelhecimento. Para escolher a melhor opção para a sua pele é necessário identificar qual a necessidade daquele momento, analisar os ingredientes e contar com a ajuda de um dermatologista para indicar a melhor opção para você
Para peles oleosas e acneicas, um ativo muito interessante é a niacinamida por conter efeito calmante, hidratante e clareador. Podemos também utilizar os ácidos com efeito de renovação celular e secativos, como o ácido glicólico e ácido salicílico.
Para peles secas e/ou maduras, podemos utilizar o ácido hialurônico, que tem como principal efeito a hidratação da pele e pode preencher rugas finas, assim como o retinol, que também é utilizado no tratamento de rugas finas do rosto e promove uma renovação das células, melhorando manchas e poros dilatados.
As peles sensíveis devem ter um cuidado especial com alguns ativos, entre eles, a vitamina C em concentrações mais altas, o retinol e os ácidos, pois podem irritar a pele se não forem utilizados de forma adequada. Para esses pacientes, a niacinamida é uma ótima opção.
Dra. Carolina Speyer, dermatologista e consultora da Philips