Respirar bem não exige só técnica, e sim eficiência. Quando você respira melhor, você leva mais oxigênio músculo, consequentemente fica com mais energia, menos fadiga e melhor performance durante a corrida.
Uma das principais recomendações é respirar pelo diafragma, expandindo o abdômen, e não o peitoral. Inspire pelo nariz e solte pela boca. Quando estiver em um ritmo forte, pode até usar a boca, mas tenha em mente que isso não é mais indicado.
A melhor estratégia é inspirar pelo nariz a maior parte do tempo. Quando seu ritmo está mais elevado, é praticamente inevitável começar a respirar pela boca. Porém, com o tempo, você faz isso automaticamente e consegue adaptar ao seu ritmo da corrida.
Como saber se estou respirando “mal” enquanto corro?
Quando você está com a sensação de falta de ar longo no início da corrida — mesmo sendo iniciante e achando que é porque está cansado —, a respiração pode estar errada.
Os sinais claros são as pontadas na lateral da barriga, boca seca muito rápido, suspiros involuntários, dores no trapézio. Isso se dá pela compensação que faz quando há um esforço excessivo.
Cassio Fidlay, educador físico. Instagram: @cassiofidlay
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Descubra 5 benefícios surpreendentes da caminhada para sua saúde
Como construir força real sem aumentar a carga
Horóscopo semanal: de 24 a 30 de novembro de 2025
Whey Protein antes, durante ou depois do treino? Qual o horário ideal para o consumo?
Treino para secar até o final do ano





