Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como ter uma gestação saudável aos 40 anos?

Por Karen Rocha De Pauw
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 4 set 2022, 10h00
mulher gravida
 (-leah-kelley/Pexels)
Continua após publicidade

Vamos começar pelo óbvio?  Para ter uma gestação saudável em qualquer idade precisamos estar bem ANTES de engravidar! Por isso é importante sempre fazer seus exames de rotina antes da gravidez, se houverem alterações, já serão tratadas.

A preocupação com os 40 anos aumentou pois as mulheres estão postergando a gestação, por questões de trabalho, financeiras e de segurança. E alguns diagnósticos começam a ficar mais comuns depois dessa idade e podem atrapalhar na concepção e no andar da gravidez, como hipertensão, diabetes, doenças auto imunes e metabólicas, malformações por diminuição da qualidade dos óvulos.

Por causa disso, nas pacientes com mais de 40 anos estaremos sempre de olho na pressão arterial, ganho de peso, inchaço, trombofilias, taxa de açúcar no sangue, curvas de crescimento fetal.

Porém durante meus 20 anos de experiência com pré-natal, as mulheres mais maduras têm muito mais disciplina e resiliência em encarar as limitações da gestação, acho que a maturidade traz uma certa leveza no encarar a gravidez, onde até os sintomas ruins são menos desconfortáveis pois sabem que se trata de coisa temporária.

O controle de peso, dieta balanceada, hidratação de pele, exercícios de rotina, hidratação regular, realização de exames, não são vistos como um problema por elas e sim como um meio de melhorar a qualidade de vida e levar esta gestação mais tranquila.

Continua após a publicidade

O maior problema nesta idade acaba sendo conseguir ficar grávida e passar pelo período de aborto de causa fetal (que são aqueles bem no comecinho). Pois independente de como a paciente está em nível de saúde, a fertilidade da mulher depois dos 40 é muito menor, por questões naturais de qualidade dos óvulos, que começam a envelhecer a partir do nosso nascimento, diferente dos espermatozóides que tem no máximo 90 dias. Como meio de comparação a fertilidade de uma mulher saudável com 30 anos é de mais ou menos 60%, na mulher com 41 anos chega próximo de 10%.

Por isso que hoje na maioria das consultas de rotina ginecológica, temos que conversar sobre congelamento de óvulos, mas isso já é assunto de outra matéria.

Respondido por:

Dra. Karen Rocha De Pauw, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.