Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

É seguro consumir atum em lata?

Por MARCELLA GARCEZ
3 jul 2022, 10h00

A princípio, o consumo de qualquer tipo de alimento industrializado e processado não deve ser exagerado. Porém, o atum em lata tem algumas vantagens. Por exemplo, quanto à presença de mercúrio, na verdade o metal pesado não está presente em todas as espécies de atum. Entre os tipos que contêm mercúrio estão a albacora, o amarelo e o patudo.

Em contrapartida, o atum é uma ótima fonte de ômega-3, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, potássio, fósforo, selênio e magnésio.

Existem diferenças entre o atum enlatado com água e em óleo. O atum em óleo pode ser uma boa opção, pois quando o peixe é enlatado com água, se houver metais, eles ficam depositados na carne. Na opção em óleo é ideal, as eventuais toxinas estarão no óleo, que deve ser descartado antes do consumo da carne.

A embalagem em lata impede a entrada e a saída de oxigênio e evita o risco de oxidação. O atum em óleo, por causa da gordura, oferece maior proteção da parte proteica.

Continua após a publicidade

Os dois tipos, em óleo ou água, podem conter grande quantidade de sódio. Por isso, é importante se atentar aos rótulos e não exagerar nas quantidades

Respondido por:

DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez

Publicidade