Por que os cremes parecem perder efeito?
Isso acontece pois temos na pele um efeito que chamamos de “efeito platô cosmético”, que nada mais é do que os resultados dos cosméticos param de evoluir, ou seja, eles “estacionam” mesmo quando ainda estamos utilizando esse cosmético.
Existem três estágios de funcionamento dos cosméticos na pele.
- Inicial: estágio de adaptação na pele, que dura algumas semanas.
- Fase Terapêutica: dura semanas ou meses
- Fase de Tolerância: não apresenta limite de tempo, esta fase é quando os cosméticos entram na fase “platô” e param de evoluir no efeito.
Para retardarmos o efeito na pele e prolongarmos a eficiências destes cosméticos na pele, podemos utilizar produtos que permeiem as camadas mais profundas da pele como por exemplo o Hyaxel®, um potente antiaging composto por ácido hialurônico, vetorizado pelo Silício Orgânico, cuja função é intensificar a renovação epidérmica, acelerar o processo regenerativo e restaurar a elasticidade cutânea. Outro exemplo clássico é o uso da Vitamina C altamente estável e biodisponível como o caso do Ascorbosilane® uma vitamina C associada ao silício orgânico que possibilita que o ativo permeie as camadas mais profundas da pele e tenha uma ação mais efetiva.
MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica