
Durante uma aula de Crossfit, o aluno vai encontrar movimentos variados e intensos como levantamento de peso, ginástica e exercícios metabólicos que se misturam para desafiar sua força, resistência e agilidade.
Já na musculação, o foco é mais dirigido, são trabalhados grupos musculares específicos, sendo que o aluno controla séries e repetições, ajusta as cargas com precisão e acompanha de perto sua evolução.
Resumidamente, o Crossfit aposta na diversidade e na intensidade, enquanto a musculação privilegia o controle e a progressão organizada.
Crossfit emagrece mais que musculação?
Depende do ponto de vista. No Crossfit, o gasto calórico durante a aula costuma ser bem alto, porque exercícios curtos e explosivos mantêm o metabolismo acelerado por mais tempo. Esse efeito “pós-treino” exagera a queima de calorias.
Já na musculação, embora o desgaste durante o treino seja menor, o aumento da massa magra faz o corpo gastar mais calorias em repouso.
Ou seja, o Crossfit costuma entregar resultados visíveis de forma rápida, mas a musculação cria uma base sustentável que ajuda a manter o peso no longo prazo.
Como escolher entre Crossfit e musculação?
Tem algumas questões que podem ajudar a identificar a melhor opção de treino para cada pessoa:
1. O que te motiva de verdade?
Você prefere a adrenalina de um treino coletivo e imprevisível? Então, vale experimentar o Crossfit. Já se você busca a segurança de seguir um plano em que cada repetição e carga estão bem definidas, é o caso de investir na musculação.
2. Qual seu histórico e limitações físicas?
Se você é iniciante, está voltando de uma lesão ou sente insegurança ao executar movimentos complexos, a musculação, com supervisão adequada, é uma escolha mais segura.
Se já tem uma boa bagagem e quer elevar o grau de dificuldade, o Crossfit pode ser o seu próximo passo.
3. Qual sua meta no médio e longo prazo?
Quer resultados rápidos e gosta de interação social? Busque o Crossfit. Mas, se o seu objetivo é desenvolver força, definição muscular e manter o corpo queimando calorias mesmo em descanso, musculação é o caminho.
A regra número um é: escolha o que você vai praticar com prazer e consistência.
Aurélio Alfieri, profissional de educação física e autor do livro “Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude”
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.