Descubra por que as dores de cabeça aumentam no frio
As dores de cabeça podem piorar no frio devido à uma combinação de fatores ambientais e fisiológicos.
O frio pode provocar a contração dos vasos sanguíneos. Quando esses vasos são reaquecidos, há uma vasodilatação de rebote, o que pode disparar os receptores de dores. Isso é mais frequente em pessoas que já possuem quadros crônicos de dores de cabeça.
Além disso, o tempo seco, mudanças no padrão do sono e situações mais estressantes podem contribuir para exacerbação dessas dores.
Vale lembrar que doenças respiratórias, como resfriados e sinusites, são mais frequentes no frio e também podem agravar as dores de cabeça.
A inflamação e o congestionamento das vias aéreas superiores, típicos dessas doenças, podem aumentar a pressão nos seios paranasais, causando cefaleias.
A febre, a desidratação e a inflamação sistêmica também são fatores que contribuem para o aumento da dor de cabeça.
Como evitar dor de cabeça no frio?
Para evitar dores de cabeça nos dias frios, é recomendado vestir roupas adequadas e proteger tanto a cabeça quanto o pescoço do frio, beber bastante água, manter os ambientes internos aquecidos e umidificados para evitar o ressecamento das mucosas, tratar prontamente infecções respiratórias e evitar mudanças bruscas de temperatura.
Técnicas de relaxamento também são indicadas, para reduzir a tensão muscular e o estresse.
Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Instagram: @drfelipemendesneuro