
Tanto o macarrão quanto o arroz são fontes de carboidratos simples e podem engordar se consumidos em excesso. A diferença calórica entre os dois não é significativa, pois, em 100 gramas de arroz, temos cerca de 130kcal e, em 100gramas de macarrão, em média 150kcal.
O que pode ocorrer é que, em geral, a digestão do macarrão, por ele ser consumido sozinho, é mais rápida e a pessoa pode sentir fome em menor tempo. Nesse quesito, o arroz pode ser uma melhor opção, pois normalmente é acompanhado do feijão, que aumenta o tempo de digestão e a saciedade.
É melhor comer arroz ou macarrão?
Não existe um “melhor” universal. A escolha depende das suas necessidades e preferências individuais. O ideal é variar as opções e iniciar o consumo desses alimentos por uma salada que ajuda a não termos picos de glicose no sangue.
Como escolher entre essas duas opções?
Tanto o arroz quanto o macarrão são boas fontes de alimento energético, importante para nosso dia a dia. Entretanto, pessoas que estão buscando perda de peso ou diabéticos devem priorizar as versões integrais desses alimentos.
Há diferentes tipos disponíveis e muitos são bem gostosos. Uma outra opção nutritiva especialmente para crianças ou pessoas alérgicas a glúten é utilizar o macarrão de arroz.
É importante também os consumir com vegetais na mesma refeição, principalmente no início da refeição, auxiliando a digestão, aumentando a saciedade e evitando sobrecarga pancreática e, assim, prevenindo diabetes.
Camila Queiroz, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual