
A esteira é um equipamento que simula a corrida ou caminhada. Ela envolve um movimento mais natural do nosso corpo, trabalha muito a musculatura dos membros inferiores e gera maior impacto nas articulações.
A bicicleta, por sua vez, é um movimento cíclico, com menos impacto, que trabalha bastante a região de quadríceps, posterior e glúteo. Ela tende a preservar mais as articulações, especialmente joelhos e coluna.
É melhor esteira ou bicicleta?
A verdade é que não existe melhor, existe o que faz mais sentido pra você. Tem que levar em consideração as suas preferências pessoais e sempre ter em mente que a melhor atividade é aquela que você vai conseguir manter com frequência.
Se você tem problema de joelho, coluna, sobrepeso alto ou está começando agora, a bicicleta pode ser mais confortável e segura. Se você ama caminhar, correr, a esteira é sua aliada.
O que queima mais calorias: esteira ou bicicleta?
Em linhas gerais, a esteira queima mais calorias do que a bicicleta. Isso porque o gasto energético na corrida ou caminhada é maior, já que envolve mais músculos estabilizadores, maior impacto e o deslocamento do corpo inteiro.
Mas atenção: se você faz a bicicleta em uma intensidade muito alta (spinning, por exemplo), pode sim igualar ou até superar a esteira em gasto calórico.
Thiago Ortis, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.