Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

É normal sentir dor ao amamentar?

Por Eliza Carvalho
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 28 mar 2024, 08h00
É normal sentir dor ao amamentar
Entenda se é normal sentir dor ao amamentar | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Sentir dor ao amamentar não é normal. Enquanto você amamenta, o ideal é sentir prazer, acolhimento, amor, carinho e ficar muito mais apaixonada pelo seu bebê. Agora, se você sente um desconforto durante esse momento, tem alguma coisa acontecendo e é necessário procurar uma ajuda.

No entanto, no início da amamentação, quando você está nos primeiros dias, é comum sim sentir uma ardência, uma leve dor, que logo passa.

Temos várias causas para dor ao amamentar, entre elas, posicionamento da mãe, posicionamento do bebê, mama estar muito cheia, mastite, manejo errado das mamas, não dar livre demanda, encher os mamilos de pomadas, abafar os mamilos, concha mamária, absorventes e bombas manuais ou elétricas não indicadas por um profissional.

Existe também uma questão patológica chamada fenômeno de Raynaud que também pode ocasionar essas dores nas mamas durante a amamentação. Mas, isso é uma doença, ou seja, é algo totalmente diferente de uma mãe que não tem nenhum diagnóstico. É uma patologia a parte, mas que vale a pena ser citada para que as pessoas estejam cientes de que ela existe.

Quem não procura assistência de um especialista pode sofrer com o desmame, porque a mãe acaba encontrando dificuldades e cansaços que, muitas vezes, estimulam a desistência. É preciso ter alguém do lado que consiga orientar e que tenha um embasamento firme para que essa mulher siga feliz e contente na amamentação.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Eliza Carvalho, fonoaudióloga materno e infantil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.