A TPM, ou tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que algumas mulheres experimentam na fase que antecede a menstruação. Esses sintomas podem incluir mudanças de humor, dor abdominal, inchaço, dores de cabeça, sensibilidade nas mamas e fadiga. Além disso, pode ocorrer uma alteração no apetite, aumentando o desejo por certos alimentos.
São diversos fatores que podem levar ao aumento de fome durante a TPM. Durante o ciclo menstrual, os níveis hormonais variam, o que pode afetar o apetite. A progesterona, por exemplo, pode aumentar essa sensação de fome,
Muitas mulheres sentem um aumento no desejo por alimentos ricos em carboidratos e açúcar durante a TPM, o que pode estar relacionado a uma busca por energia rápida e à necessidade de elevar os níveis de serotonina, o neurotransmissor associado ao humor.
Vale lembrar que os sintomas emocionais da TPM, como irritabilidade e ansiedade, também podem fazer com que as pessoas busquem conforto em alimentos, resultando no aumento da ingestão calórica.
Dra. Ana Carolina Romanini, médica ginecologista da clínica Ginelife
Treino de glúteos sem cargas: como obter hipertrofia só com peso corporal
Treino de glúteos 2x por semana: como dividir para melhor resultado
Polichinelo: exercício que parece simples traz diversos benefícios para seu corpo
Mindfulness e pensamentos negativos: como podemos despertar
O que é o exercício ‘Dead bug’ e como executá-lo





