Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os efeitos colaterais do implante anticoncepcional?

Por Dra. Elisabete Lilian Dair
7 jul 2024, 08h00

O único implante contraceptivo aprovado aqui no Brasil é o Implanon. Ele é um pequeno bastão de plástico semirrígido que tem como hormônio um progestágeno (substância ativa etonogestrel), que vai sendo liberado continuamente e promove o efeito anticoncepcional por até três anos.

O implante anticoncepcional previne a gravidez por meio da inibição da ovulação e também de alterações no muco cervical, atrapalhando a passagem dos espermatozoides para dentro da cavidade uterina.

Quais os efeitos colaterais do implante anticoncepcional?

O implante anticoncepcional pode desencadear a irregularidade menstrual, que costuma ser mais frequente nos primeiros três meses, e a falta de menstruação. Além disso, pode ocorrer a piora da oleosidade da pele e dos cabelos.

Esses sinais e sintomas não são exclusivos do implante e podem ocorrer com o uso de qualquer método contraceptivo que contenha apenas progestágenos.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens do implante anticoncepcional?

Ele é extremamente seguro em relação à prevenção da gestação, não tem o perigo de esquecer, apresenta uma durabilidade de 3 anos e a colocação e a retirada são procedimentos muito simples.

Também possui uma ação anticoncepcional reversível, com um rápido retorno ao ciclo menstrual normal, contribui para a melhora das cólicas e, de acordo com os estudos, não altera a massa óssea e nem o metabolismo dos lipídeos.

Dra. Elisabete Lilian Dair, ginecologista e professora do curso de medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN)

Publicidade