Quem quer emagrecer pode comer doce?
Quem quer emagrecer pode consumir doce, pois excluí-lo drasticamente pode resultar no aumento da vontade e até mesmo em possíveis episódios de compulsão.
Quando o doce é incluído de forma planejada, há menos chances de acontecer um consumo exagerado. O ato de emagrecer não está atrelado a um único alimento, e sim à uma organização alimentar ao longo da semana, do mês e do ano.
Quais os riscos de exagerar no doce?
O problema não está em consumir doces, mas sim em quanto você consome. Exagerar no açúcar aumenta o valor calórico da alimentação, não traz saciedade, resulta em picos de glicemia e insulina, além de favorecer a resistência à insulina, processos inflamatórios e o acúmulo de gordura corporal.
Para consumir de maneira equilibrada, é importante planejar como acontecerá esse consumo. Você pode escolher os dias que irá consumir doce, por exemplo, durante uma confraternização ou um aniversário. Consuma em pequenas quantidades e devagar, saboreando bem o alimento.
Como fazer escolhas mais inteligentes quando bate a vontade de doce?
Na hora que bate aquela vontade de comer doces, você pode substituir por frutas frescas ou assadas ou consumir chocolate amargo (70% de cacau ou mais). E sempre se questione se você está consumindo o doce para abafar algum estado emocional. Essa prática não costuma ser boa e o ideal é evitá-la.
Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Prancha abdominal emagrece? Veja 4 benefícios do exercício para potencializar seus treinos!
O que é o pace na corrida?
Abdominal na máquina funciona mesmo?
Como escolher entre Pilates e yoga?
O que significa cardio na academia?





