O que é a fertilização in vitro por ciclo natural?
A fertilização in vitro por ciclo natural consiste no aproveitamento do óvulo desenvolvido naturalmente, sem intervenção medicamentosa. Na maioria dos casos, apenas um óvulo é coletado para ser fecundado em laboratório. Então, o único embrião gerado é transferido de volta ao útero, o que faz com que as chances de uma gestação múltipla sejam irrisórias. Além disso, caso o tratamento não seja bem sucedido, a mulher pode repetiílo em meses consecutivos, o que não é possível com o uso de hormônios.
A acessibilidade é outra vantagem da técnica, já que o custo das medicações para estimulação ovariana é elevado. Mas, como apenas um óvulo é coletado, as taxas de sucesso da FIV por ciclo natural são mais baixas em comparação ao método convencional. Também há risco de ovulação espontânea antes da coleta do óvulo, caso não seja realizado bloqueio hormonal, e de falta de óvulos no ciclo, o que impossibilita a realização da FIV.
A fertilização in vitro por ciclo natural pode ser indicada para mulheres que possuem baixa reserva ovariana ou que apresentam contraindicações ao uso de hormônios.
Dr. Fernando Prado, médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica. Instagram: @neovita.br