BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que é ghosting e como lidar com essa situação?

Por Margareth dos Reis
Atualizado em 29 jul 2022, 16h24 - Publicado em 10 set 2022, 10h00

Ghosting é um termo para descrever uma atitude cada vez mais comum neste século em que muitas relações começam por meio de sites ou aplicativos de encontros: o rompimento sem explicações.

Ou seja, ocorre quando aquele crush com quem você estava conversando ou saindo passa a te ignorar, desaparece repentinamente como se fosse um ghost (um fantasma) deixando de responder mensagens de texto, de atender ligações, sem dar nenhuma explicação.

Isso tem implicações para a pessoa que sofreu o ghosting: a sua autoestima pode ficar abalada. Ela tende a se torturar com perguntas sobre o que ela fez ou deixou de fazer para que isso acontecesse, em um looping que a paralisa para a vida.

O que fazer quando você sofreu o ghosting: você não precisa se sentir responsável pelo que levou a outra pessoa a desaparecer da sua vida. A pessoa que pratica o ghosting pode ser inábil para sair das situações que cria, seja por medo de conflito ou por imaturidade, e pegar o atalho do ghost pode parecer mais fácil para ela. 

Continua após a publicidade

Então, não se deixe abalar pelo problema da outra pessoa com ela mesma. Assumir que um relacionamento não encerrado com dignidade não compromete novas e melhores oportunidades de encontros em sua vida pode ser o passo mais importante para você se fortalecer, recuperar o autorrespeito, a autoestima, e seguir adiante.

 

Respondido por:

Dra. Margareth dos Reis, sexóloga e doutora em Ciências pela USP

Continua após a publicidade
Publicidade