Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Qual a diferença entre gripe, resfriado e rinite?

Por Dra. Giovanna Sapienza
8 out 2023, 09h05

Apesar de usarmos o termo GRIPE de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e, muitas vezes, esses sintomas são provocados por motivos alérgicos. Como os sintomas das doenças são semelhantes, é difícil na prática identificar qual a causa, a menos que se faça exames de swab nasal (cotonete) buscando o agente viral. 

Gripe

É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre mais alta e sintomas mais proeminentes, com dores no corpo e cansaço, além dos sintomas de tosse seca, coriza e dor de garganta. 

A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar.

A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado. O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após sua administração, por isso a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação desencadeie uma gripe.

Resfriado

É causado por outros vírus como rinovírus (40%), coronavírus, parainfluenza, VSR, adenovírus, metapneumovirus, etc (exceto influenza). Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa e os sintomas de dor no corpo e fadiga são mais leves

Continua após a publicidade

Não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e do resfriado, por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.

Rinite alérgica

É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou infecciosas.

A rinite de causas não alérgicas pode ser provocada por infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos, por alguns tipos de medicamentos, hormônios e por problemas como o refluxo gastroesofágico (doença em que o conteúdo do estômago volta para o esôfago).

A rinite alérgica ocorre quando o corpo reage de forma exagerada ao entrar em contato com determinadas substâncias que identifica como estranhas. Pode ter origem hereditária, mas ainda não se conhece muito bem suas causas. A rinite alérgica se manifesta quando a pessoa entra em contato com determinados “gatilhos”, como: pelos de animais, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros (animais microscópicos que se alimentam de fungos e estão presentes na poeira doméstica).

Continua após a publicidade

Tratamento: Após o diagnóstico de rinite alérgica, é preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas.

Respondido por:

Crédito: Dra. Giovanna Sapienza, médica infectologista do Centro de Prevenção Meniá. Instagram: @meniavacinas

 

Publicidade