Tenho hérnia de disco, posso correr?
O processo de reabilitação de doenças da coluna inclui movimentos como caminhar e correr. Porém, elas devem ser acompanhadas por um médico e equipe multiprofissional.
Pessoas que, por motivo de doença, ficam restritas de algum movimento por muito tempo, sofrem com o desuso e a rigidez das articulações envolvidas.
Para quem tem hérnia de disco, após melhora de um quadro agudo, hábitos de vida saudáveis (dieta balanceada e sono equilibrado) e o reinício de prática regular de atividade física são essenciais para reabilitação.
Comece com exercício de alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal, dorsal, assoalho pélvico e glúteos.
O QUE É A HÉRNIA DE DISCO
As hérnias de disco decorrem do desgaste (por uso repetitivo ou inadequado) dos discos intervertebrais, que saem da posição normal e comprimem a medula ou raízes nervosas. O problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, do sedentarismo e do tabagismo.
Atividades físicas de alto impacto, competitivas e que envolvam movimentos bruscos também podem prejudicar a boa saúde da coluna. Daí a importância do acompanhamento de um preparador físico.
TRATAMENTO
A endoscopia de coluna é um tratamento muito eficaz e minimamente invasivo para solucionar hérnias de disco. É utilizado um endoscópio associado a uma câmera pelo qual o neurocirurgião acessa o local, remove a hérnia de disco ou outra lesão, e descomprime as estruturas neurais, com dano mínimo às estruturas da coluna, preservando ao máximo as articulações, ligamentos e musculatura. A recuperação é rápida e permite que o paciente volte brevemente às suas atividades físicas.
Um trabalho recente com atletas profissionais no Japão, mostrou que é possível voltar ao nível competitivo em média de 9 semanas pós uma endoscopia de coluna.
Dr. Marcelo Amato – Graduado e doutor pela USP Ribeirão Preto, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), e em cirurgia de coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Diretor do Hospital Dia Amato, centro especializado em cirurgias minimamente invasivas da coluna.