Quantas vezes por semana fazer jejum intermitente?
O jejum intermitente é uma abordagem alimentar que alterna períodos de jejum e alimentação, buscando benefícios para a saúde, como a perda de peso e melhorias no metabolismo.
Diferente de dietas tradicionais, o foco do jejum intermitente está mais na restrição de horários para comer do que na quantidade de calorias ou tipos de alimentos consumidos. Porém, existem inúmeras variações de formas, objetivos e indicações para o jejum intermitente.
Quantas vezes por semana fazer jejum intermitente?
A frequência do jejum intermitente pode variar. No método 16/8, por exemplo, algumas pessoas o praticam diariamente, enquanto o método 5:2 é feito duas vezes por semana. A escolha da frequência deve considerar fatores como o estilo de vida, objetivos e saúde individual, preferencialmente após avaliação e com acompanhamento médico.
Quais os riscos do jejum intermitente?
O jejum intermitente pode apresentar riscos, especialmente em longo prazo ou para pessoas com condições específicas como desequilíbrios hormonais, perda de massa muscular, alterações na disposição física e mental, ainda pode desencadear comportamentos de compulsão alimentar e outros transtornos alimentares. O jejum intermitente não é adequado para todos e precisa de orientação profissional.
Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga.