Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Tem como melhorar dor de cabeça sem remédios?

Por Dr. Felipe Mendes
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 27 dez 2023, 10h14
Veja o que pode ajudar a aliviar a dor de cabeça (além de medicamentos) | (yanalya/Freepik)
Continua após publicidade

Isso pode variar a depender do tipo de dor de cabeça. Algumas condições podem exigir medicamentos para um alívio eficaz, como é o caso de crises de enxaquecas severas ou dores de cabeça tensionais crônicas.

Contudo, existem várias abordagens não medicamentosas que podem ajudar a aliviar a dor de cabeça. Alguns exemplos são: hidratação adequada, descanso e uma boa noite de sono, além de técnicas e práticas de relaxamento como exercícios de respiração, meditação ou ioga, atividades que ajudam a reduzir o estresse e a tensão muscular.

De toda forma, é muito importante entender que essas dicas nem sempre são eficazes para todos. Caso a dor de cabeça persista ou piore, o aconselhável é procurar orientação médica para descartar causas potencialmente graves e obter um plano de tratamento adequado.

Existem algumas situações em que a dor de cabeça pode indicar um problema mais sério. A dor de cabeça súbita e intensa, descrita frequentemente como “a pior dor de cabeça da vida”, pode ser um sinal de uma condição médica grave, como uma hemorragia cerebral.

Além disso, é preciso ficar atento a toda dor que ocorre após um ferimento na cabeça ou um trauma craniano, bem como aquela dor associada a sintomas neurológicos como fraqueza, dormência, alterações na visão, dificuldade na fala, confusão ou dificuldade de movimentação.

Continua após a publicidade

As dores de cabeça persistentes e recorrentes e as mudanças súbitas no padrão de dor de cabeça (intensidade, frequência ou natureza da dor) também exigem uma avaliação especializada.

Respondido por:

Dr. Felipe Mendes, médico neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Instagram: @drfelipemendesneuro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.