Minha orelha rasgou. O que fazer?
Quando o paciente apresenta orelha rasgada, o mais recomendado é que ele procure um profissional médico qualificado, especializado em tratamento de orelha. Esse profissional vai avaliar se esse rasguinho na orelha é uma fenda incompleta, que é quando houve um rasguinho, mas não rompeu totalmente, ou se é uma fenda total. Nesses dois casos, tem indicação de fazer a lobuloplastia, que é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, realizado na própria clínica, com anestesia local e de forma rápida, em torno de 50 minutos e o paciente já está liberado.
Na lobuloplastia, é realizada a retirada daquela pele próxima às bordinhas desse rasguinho e a sutura. No mesmo dia, também é feito um novo furinho do brinco. O paciente fica com esses pontinhos de sutura em torno de 10-15 dias, que é quando ele retorna no consultório e eles são retirados. Pode ficar uma linha de cicatriz, uma cicatriz mais avermelhada, que, após dois ou três meses, já desaparece.
Em algumas situaçõs, o paciente não apresenta uma fenda propriamente dita. Às vezes, o furinho da orelha fica um pouquinho mais alargado, porque, com o processo de envelhecimento, é normal a orelha ficar mais flácida e mais frágil. Nesse caso, não precisa fazer lobuloplastia, sendo que o preenchimento de lóbulo de orelha com ácido hialurônico é o ideal, pois ele devolve estrutura e sustentação para a orelha, fazendo com que o brinco não fique mais caidinho. O preenchimento também melhora rugas e vincos que se formam na região com o passar dos anos.
Dra. Fernanda Albuquerque, graduada em Medicina pela Universidade Brasil (Fernandópolis-SP).