Continua após publicidade

Quanto tempo leva para cada piercing cicatrizar e como cuidar deles

A resposta mais simples é: varia; confira a explicação de uma body piercer experiente

Por Juliana Vaz
19 jul 2023, 12h00

Fazer um (ou dois, três…) piercing é uma ótima maneira de mudar o visual instantaneamente, mas também requer compromisso. Afinal, é um furo no corpo e será preciso limpá-lo e ter bastante cuidado ao redor da área até o piercing cicatrizar por completo – o que pode levar vários meses, mas varia dependendo do local e da pessoa. 

Conversamos Agnes Ordani, body piercer da Belltrix Studio, para saber sobre o processo de cicatrização e cuidados de piercings em diferentes partes do corpo.

TEMPO NECESSÁRIO PARA O PIERCING CICATRIZAR

Além de variar de pessoa para pessoa, depende da área do corpo perfurada. Por exemplo, o lóbulo da orelha demora cerca de três meses, e outras partes da orelha costumam demorar mais que seis. 

Embora exista uma referência de cicatrização, nem sempre sai conforme o planejado, pois esse processo é influenciado por algumas variáveis. “Depende de como está a saúde do cliente. Por isso é importante responder sinceramente a ficha de anamnese quando chegar ao estúdio”, diz Agnes. Por exemplo, declarar o uso de medicações e se tem alguma alergia devem ser ditos previamente ao profissional que irá fazer seu piercing.

Outro fato importante é o material utilizado, pois até cinco anos atrás, só existiam joias feitas com metal cirúrgico, que continham um percentual de níquel na composição – uma substância alérgena e comumente rejeitada pelo nosso organismo. Depois de muitos estudos, as peças passaram a ser feitas com titânio, um metal biocompatível com nosso corpo. “Próteses, por exemplo, são feitas desse material”, diz Agnes. Então, piercings que com titânio proporcionam uma cicatrização muito mais rápida. 

Continua após a publicidade

Existem pessoas com tendência a desenvolver granulomas e queloides mas também aparecerem por falta de cuidado.

  • Septo

Demora em média oito meses com uma joia de titânio. O septo tem menos contato com bactérias se comparado a narina, por isso tende a cicatrizar mais rápido.

  • Nariz

Leva cerca de seis meses, mas pode demorar um pouco se a região ficar infectada ou irritada se você tocá-la demais.

  • Supercílio

Oscila entre seis e oito meses. É uma região que recebe muito atrito, por exemplo, a toalha de rosto ou a camiseta enroscar. A exposição solar dessa região também pode prolongar o processo de cura.

Continua após a publicidade
  • Língua

A língua é composta por dois músculos e envolta em membranas mucosas e leva em média seis meses para cicatrizar. “É uma perfuração que exige muitos cuidados e é preciso seguir à risca os cuidados pós, pois é uma região com alto risco de contaminação”, explica Agnes.

  • Piercing auriculares 

É possível perfurar diferentes áreas da orelha, não apenas o lóbulo ou a parte arredondada. 

Infográfico sobre piercings na orelha com os nomes de cada possível local de perfuração
(Reprodução/ @https://www.instagram.com/studs//Reprodução Instagram)
  • Parte externa

    A voltinha da orelha, mais longe do rosto, pode levar até um ano para cicatrizar completamente.

    Continua após a publicidade
    • Conch e demais áreas internas

    É o nome da parte da orelha após espiral. É uma cartilagem rígida, por isso a dor pode ser mais intensa para algumas pessoas. É uma região que tem menos atrito com o travesseiro, por isso acabam mais protegidas. Demoram cerca de oito meses. Evite fones de ouvido, secador e em alguns casos óculos para evitar o atrito.

    CUIDADOS PARA SEU PIERCING CICATRIZAR

    • Água gelada acalma a região e reequilibra a circulação sanguínea da região.
    • Higienizar duas vezes por dia.
    • Não higienize no banho para evitar o contato de água quente
    • Faça compressas com gelo para desinchar a região pós perfuração, principalmente na cartilagem, durante meses. “por isso peço para fazer compressas geladas na área, por 15 minutos, todos os dias”, alerta Agnes.
    • Evitar alguns alimentos ao menos por 15 dias: maionese, frutos do mar, peixes, carne de porco e embutidos, chocolate.
    • Troque a fronha do travesseiro regularmente.
    • Não dormir em cima da perfuração durante o processo inicial de cicatrização, pois o ângulo do furo pode mudar a angulação e surgir granulomas e dor. 
    • Não girar a joia sem necessidade.
    • No período inicial de cicatrização, durma com um travesseiro de pescoço, como aqueles usados para viagem. Isso vai evitar o atrito com o travesseiro.
    Publicidade