
O colesterol é transportado no sangue por lipoproteínas, sendo as principais o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade).
O LDL, conhecido como “colesterol ruim”, pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas que levam ao entupimento dos vasos sanguíneos. Esse processo aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Por outro lado, o HDL, chamado de “colesterol bom”, atua removendo o excesso de colesterol do sangue e transportando-o para o fígado, onde será eliminado. Assim, o HDL desempenha um papel protetor para o sistema cardiovascular.
Musculação ajuda a baixar o colesterol ruim?
A musculação pode reduzir os níveis de colesterol LDL. A prática dessa modalidade aumenta o metabolismo, promove o gasto energético e reduz a gordura corporal, efeitos que contribuem diretamente para a diminuição das concentrações de LDL no sangue.
Além disso, a musculação melhora a sensibilidade à insulina, o que otimiza o metabolismo lipídico de forma geral.
Também há evidências de que a prática regular de exercícios estimula a atividade de enzimas que facilitam a utilização do colesterol, diminuindo seu acúmulo na circulação sanguínea.
Dra. Eliana Teixeira, médica pós-graduada em endocrinologia e nutrologia. Instagram: @draelianateixeira
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.