
Sim, a musculação é uma excelente aliada no processo de emagrecimento. O principal motivo é que ela contribui para o aumento da massa muscular, que, por sua vez, acelera o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso.
Além disso, o treinamento de força gera o efeito afterburn, conhecido como consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC), o que significa que você continua queimando calorias mesmo após o treino. Isso torna a musculação uma ferramenta poderosa para quem busca eliminar os quilinhos a mais de forma sustentável e saudável.
Quais os melhores exercícios para emagrecer?
Exercícios compostos, que trabalham grandes grupos musculares simultaneamente, são os mais indicados. Eles gastam mais energia e promovem maior estímulo metabólico. Os exemplos incluem o agachamento livre, o levantamento terra, o supino, a remada curva e o desenvolvimento militar.
Esses exercícios podem ser complementados por movimentos mais isolados, dependendo das necessidades e do nível do praticante.
Leandro Twin, professor de educação física, instrutor fitness, escritor, palestrante, ministrante de cursos e embaixador da Bluefit, autor do livro “Abdômen Definido: Como Chegar Lá?”