O que é a enxaqueca oftalmológica?
A enxaqueca oftalmológica é uma condição na qual a dor de cabeça vem acompanhada por fenômenos visuais. O interessante é que, apesar do nome, ela não atinge o olho, sendo uma condição de bases neurológicas. Entretanto, como o paciente sente incômodos visuais, a consulta com um oftalmologista acaba sendo a porta de entrada para o diagnóstico.
Dentre os principais sintomas visuais, temos a perda temporária da visão em um ou nos dois olhos, perda parcial do campo de visão, precedência de áurea e luzes em movimentos de zig zag. Estes desconfortos são temporários e duram alguns segundos a minutos durante as crises de cefaleia.
A enxaqueca oftalmológica tem uma origem multifatorial, como herança genética na família, má alimentação, estilo de vida ruim, estresse, problemas com articulações temporomandibulares (ATM) e também problemas na região cervical.
O tratamento envolve a medicação analgésica temporária para tratar os sintomas agudos da dor. Também é feito uma abordagem para evitar novas crises. Além, normalmente são realizadas orientações gerais de saúde com foco na mudança do estilo de vida. É estimulada a prática regular de atividade física, organização da dieta e o incentivo a medidas de controle do estresse.
Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especializado em catarata, lentes de contato, ceratocone e cirurgia refrativa. Instagram: @tiagocesarpf